segunda-feira, 3 de junho de 2013

RespeiteJá


O mega-empresário do setor educacional Janguiê Diniz resolveu investir em seu próprio meio de comunicação e criou o Portal LeiaJá, há dois anos. A iniciativa foi massa, mas os coleguinhas de lá estão passando por um perrengue danado.

Para começar, é tanto estagiário, tanto estagiário, no negócio que até o Ministério Público do Trabalho já notificou a empresa para saber que danado é isso. Eu até acho massa esse lance de contratar estagiários (DEFENDENDO A CATEGORIA! VOTE ESTAGIÁRIO SOCIAL 1 PARA PREFEITO DE CATENDE! VOTE 69 E CONFIRMA!) mas tem limite, né? Por melhor que o estagiário seja, na hora de uma bronca maior ele não responde pela empresa.

Outra coisa tosca é que morar perto da empresa virou requisito para contratação. Uma repórter foi limada da vaga porque sua passagem era “Vale B”. Inclusive, alguns plantões são definidos de acordo com o bairro onde o plantonista reside. Se o repórter mora em Barra de Jangada, por exemplo, não pode ficar no site até tarde. Motivo? Economizar gasolina do carro da redação e/ou voucher de táxi. Quem mora nas Graças e Derby (alguém MORA no Derby? o.O) fica até depois.

Não tá fasio pa niguem

Sem contar que o salário de um repórter que trabalha seis dias por semana é o menor do mercado (em torno de 900 contos de réis) e na carteira só assinam um salário mínimo e o resto do “faz me rir” entra como acordo de horas extras.

E falando em hora extra, quase sempre isso é convertido em folga. A galera até gosta porque tem mais tempo para fumar um aproveitar a vida saudável no Parque da Jaqueira, mas tem motorista que tem tanta folga pendente que pode ficar um mês em casa e a empresa ainda sai devendo.

Acho que o Sindicato dos Jornalistas e a própria administração do portal LeiaJá poderiam dar uma comentada aqui, né? O espaço está aberto para todos, democraticamente. Noçaa, como sou intelijente me dá um bêjo na boca É só mandar e-mail e pronto! :)

12 comentários:

  1. FUI DO PORTAL LEIAJÁ E É BEM ASSIM O QUE ACONTECE NA REDAÇÃO, PENA QUE MUITOS PROFISSIONAIS PASSEM POR ISSO, POIS MUITOS ESTÃO COMEÇANDO AGORA A CARREIRA! INFELIZMENTE ESSE É O NOSSO PAÍS. QUANDO TRABALHAVA LÁ FIQUEI MUITOS E MUITOS DIAS DE PLANTÃO UM ATRÁS DO OUTRO.

    ResponderExcluir
  2. Que absurdo! Acabei de comentar a matéria com uma amiga e, coincidentemente, isso aconteceu com ela. Ela me disse que fez os testes, passou e quando a mulher do RH ligou para pegar os dados e soube que ela morava em Barra de Jangada desistiu da contratação do estágio, alegando que a empresa só trabalhava com pessoas que usavam passagem A. Finalizando o absurdo, a mulher ainda perguntou se ela não tinha ninguém com que usasse vale A pra indicar. Já pensou? Pra facilitar a avaliação do estagiário, deveria vir no meio das perguntas qual o tipo de passagem e onde ele mora. Por que, com certeza, esse é o maior pré-requisito. Escrever bem? Que nada...

    ResponderExcluir
  3. O Boy Magia Janguiê não poupa ninguém.

    ResponderExcluir
  4. Eu conheço duas pessoas (estagiários pra variar) que trabalham lá e tudo isso acontece!!! Mas esqueceu de uma coisa: quando o estagiário recebe a hora extra é descontado 8% do INSS. Pois é, são estagiários ou profissionais de carteira assinada?
    O que me impressiona mais é que Janguiê é procurador do TRABALHO e admite tudo isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ELE NÃO ADMINISTRA O GRUPO SER EDUCACIONAL, NA VERDADE ELE NÃO PODER ADMINISTRAR EMPRESA PQ ELE TEM UM CARGO PUBLICO E QUEM ADMINISTRA TUDO SÃO SEUS IRMÃOS. MAIS É UMA PENA Q ISSO ACONTEÇA MESMO.

      Excluir
  5. Janguiê como sempre demonstrando que não está nem aí para as pessoas. O bloco de comunicação social tá um lixo, abandonado, o laboratório onde fica o estúdio de tv e a Rádio Web Nassau (que não serve para nada, só serve para enganar os alunos bestas que acham que estão fazendo programas de rádios, hahahayyy) e onde estão também os equipamentos de vídeo e rádio, está prestes a cair, a desabar (e na cabeça dos alunos também, pois a estrutura vai até a cantina).O piso na parte superior está afundando e embaixo ficam as ilhas de edição, e sabe qual foi à ordem do maravilhoso e humano Janguiê? Para que todos os funcionários voltassem para lá! Os coitados temendo perder o emprego voltaram para arriscarem suas vidas durante um dia inteiro essa semana , porque qualquer coisa lá é assim: “cuidado! Pise em ovos para não ser demitido”. Dois engenheiros que trabalham lá, porém em outras funções, foram taxativos: “ninguém pode voltar, a casa vai cair a qualquer momento” e foi aí que o “MAGNATA” (HAHAY) tremeu nas bases. Agora essa pendenga toda e KD TU? Aparecestes por lá para ver a situação do primeiro prédio que alavancou tua carreira no ramo da educação??Nãoooo, lógico que não, tenho outras prioridades né? Como por exemplo, ganhar dinheiro sem me importar com as pessoas que estão ao meu redor, porque o lema do “PATRÃO” é: Funcionário para mim é ralé, aliás, escravo, seja do serviço geral a minha secretária. Jan Jan, até dia de domingo tu queres que a pessoa trabalhe sem ganhar hora extra ,pelo amor de Jeová né meu filho!!

    ResponderExcluir
  6. Conheço uma pessoa que estagiava lá, e, segundo ela, a bolsa dos estagiários que estudavam na maurício de nassau era paga com o abatimento da mensalidade. Fora isso, eles ganhavam apenas a passagem e nem tinham contrato assinado. Enquanto estagiários que estudavam em outras instituições ganhavam bolsa em dinheiro, passagem e ticket alimentação e tinham contrato. Um absurdo. Estagiários serem tratados de formas diferenciadas.

    ResponderExcluir
  7. Portal explora já. Tem mais absurdos lá. O enorme número de estagiários é forçado a tirar plantão (até onde sei, não é permitido); Se você estuda em uma faculdade que não faz parte do grupo Ser Educacional ganha Bolsa de estágio, se é estudante do grupo ganha bolsa de estudo, mas se estuda no grupo e é bolsista do PROUNI não ganha nada, nem mesmo alimentação, tem que pagar para estagiar. Ah perdão, o bondoso e generoso Janguiê oferece vale transporte. O ministério do trabalho deveria multar e fechar esta espelunca. Lamentável...

    ResponderExcluir
  8. Como qualquer outra empresa só quer lucro. Fui contratado lá nas vésperas de terminar minha graduação. Prometeram bolsa, desconto na facul e no fim das contas me deram um chute, aliás eu me demiti e ngm nem veio procurar saber o porquê. O tal do Eduardo Cavalcanti nem se preocupou em procurar saber o porque do afastamento e demissão por conta própria de minha pessoa. Ali é o pior lugar que um estagiário pode pôr em prática sua vida de jornalista. Fora que, há os queridinhos que têm papais com cargos altos em PE que eles costumam priorizar "desembargadores, advogados etc". Um bando de gente mobral, que escreve errado e ainda é protegido! Os estagiários trabalham feito burro de carga, passam um século esperando condução e economizam os voucheres da galera. Não dão alimentação (ticket) o tempo que fiquei lá saiu tudo do meu bolso. Desculpa, mas quero essa nojeira pra mim não. E besta é quem fica lá. Detalha, um bando de fresquinhos se achando os ricos e phds em jornalismo. Os estagiários só se fodem!! e não são reconhecidos por ninguém.Horas e horas de trabalhos, pautas chatas.. se a gente não reconhece nosso valor, aquilo ali não reconhece mesmo! O profissional que permanece ali é um babaca e pra piorar, a consideração é tão grande, que a gente sai na rua sem crachá, sem nada.

    ResponderExcluir
  9. É realmente um absurdo! Não existe consideração nenhuma com os estagiários, plantões no turno da madrugada (independente se você estuda de manhã ou não). Fora que existem alguns "extras" que você é "obrigado" a trabalhar, já que a equipe é pequena e você tem que comparecer. Os estagiários trabalham todos os dias, inclusive finais de semana e feriados.

    ResponderExcluir
  10. eu trabalhei la é as pessoas rouba muito ate o bibiisfira, ladrão da peste,aquele é quem vai afundar o grupo ser educacional. abre o olho janguiêr tem gente q vai te deixar pobre.

    ResponderExcluir