terça-feira, 17 de março de 2015

Repórter dá show de intolerância no Twitter

A novela Babilônia deu o que falar no seu primeiro capítulo, mesmo anotando uma audiência menor que a antecessora Império quando se comparam as estreias. A volta de Adriana Esteves, Glória Pires como a vilã Beatriz e a mocinha sofredora Camila Pitanga deram o que falar nas redes sociais ao lado das polêmicas em torno de cenas de chantagem, aborto, traição e muita safadeza. Mas foi o beijo lésbico protagonizado pelas atrizes Fernanda Montenegro e Natália Timberg que chamou mais a atenção.

<3

É a partir desta cena que se se inicia o post. Assim que as duas personagens deram o beijinho (na minha opinião extremamente técnico e sem o volume esperado pelo cacife das atrizes) uma enxurrada de comentários surgiram neste mundo maravilhoso da internet.

A maioria, graças a Deus, elogiando a coragem da emissora e dando o braço a torcer para a Globo. Quem diria, hein? A Vênus Platinada toda moderninha... gostamos de ver.

No entanto, um comentário gerou um buzz na rede. E veio de um repórter pernambucano. O teor homofóbico e sarcástico não surpreendeu a maioria dos seus 25 mil seguidores no Twitter, mas é um caso a ser registrado para que não ocorra mais.

Não vou citar o nome do referido radialista - se é que ele tem diploma para exercício da profissão, o que eu duvido muito - nem a emissora na qual ele trabalha. Não é nada pessoal, estou me atendo aos fatos e vou colocar os prints das postagens sem o nome e o nick dele, para deixar isso bem claro: estou me atendo aos fatos e repudiando-os. nada pessoal contra o dono dos comentários.

Ah, ele já apagou. Se não fossem meus dedos rápidos ia passar batido!


Exibir beijo gay = fazer apologia ao homossexualismo = não é bom.
Ou é isso ou eu tô doido. o.O


Logo adiante ele apresenta algo como "justificativa", se colocando no lugar de discriminado ao discriminar. Dá para entender?


"Vergonha" = beijo lésbico. 

"NÂO sou politicamente correto. Tenho opinião" = então quem discordar dele não tem opinião, o que sugere uma opinião formada e... ué????

Chave de ouro: "Quem não aceitar é discriminação". Naquele momento, 14 pessoas concordaram com essa postura.

Eu estava até disposto a debater com ele e tal, mas o famigerado repórter, no melhor estilo "aluno de colegial que se não gosta de você mostra a língua e fica de mal" bloqueou meu acesso aos tweets dele. Soube que esse comportamento é recorrente com qualquer outra pessoa que o desagrade. Para o "radialista" em questão não há debate, não há argumento contrário, inexistiria a dialética.

Frise-se aqui a condição dele: radialista. Sempre achei muito perigoso a colocação de profissionais despreparados em qualquer ramo, mas na comunicação parece que pouca gente liga para isso. Para mim, um repórter mal formado, carregado de vícios e desvios, é tão perigoso quanto um médico dessas faculdades caça-níquel que tratam apendicite como virose. O repórter acima tem 25 mil seguidores e está atuando em um dos veículos mais fortes do Nordeste; logo tem potencial formador de opinião. Alguns seguidores dele, por exemplo, corroboraram com as colocações e espalharam a mensagem homofóbica. Quantos deles fizeram isso? Para quantas pessoas chegou esse texto? Difícil calcular o estrago da repercussão na massa.

Responsabilidade social para com o público é fundamental. Ao escrever ou falar, o comunicador precisa ter em mente que aquilo deve engrandecer a sociedade, contribuir para seu desenvolvimento e não disseminar a intolerância. Ter opinião é muito, mas muuuuito diferente de rechaçar o argumento contrário.

Ressalto que não há nada pessoal aqui. Não conheço o cidadão, não citei o nome dele nem iniciei uma guerra santa (aliás, nem sou santo...). Estou aberto ao bom debate.

8 comentários:

  1. Pela "coerência" e "coesão" de seus textos, UIA é formado pela universidade da baixa da égua.

    ResponderExcluir
  2. ABALASTE HAHAHAHAHAHAHAHAHA #VivaAsChupaChaque!!!

    ResponderExcluir
  3. EI, UIA! Vá tomar APRACUR!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Tá mais que certo meu caro UIA.
    Concordo com você.
    Mas não deixe seu filho de 02 anos editar seus textos novamente.

    ResponderExcluir
  5. Belo texto! Lamento pela classe, mas essa posição é minoria na crõnica. Essa intolerância, preconceito e ódio precisa ser combatidos.

    ResponderExcluir
  6. Welligton Araújo e suas polêmicas nas redes sociais.

    ResponderExcluir
  7. WA e internet é tipo um macaco com revolver.

    ResponderExcluir