domingo, 27 de janeiro de 2013

Tragédia em Santa Maria dá o alerta no Recife

Foi preciso o ladrão aparecer para fecharmos a porta. O incêndio que matou mais de 200 pessoas em Santa Maria/RS deu o alerta no Recife: nossas casas de shows estão sujeitas a acidentes que podem resultar em tragédias como a que ocorreu na Boate Kiss?

Não vou julgar aqui a imprudência da banda ao utilizar fogos de artifício em um local fechado (uma ponta de cigarro ou faísca de isqueiro teriam o mesmo efeito). Quero tratar dos meios necessários para que a faísca, os fogos ou o isqueiro não resultem em mortes.

Frequento a noite recifense e já percebia algumas falhas nas boates, como saídas de emergências muito estreitas e extintores de incêndio quase escondidos. Sem falar na superlotação, que vez ou outra causa algum incidente que atrapalha os shows. Quem nunca presenciou uma briga no meio da multidão ou uma pessoa sendo socorrida depois de passar mal? Estava na cara que, mais cedo ou mais tarde, algo aconteceria de semelhante por aqui. Ainda bem que ficou para mais tarde. Vamos nos preparar.

A Prefeitura do Recife já marcou uma reunião com o Corpo de Bombeiros, Dircon e Codecir para avaliar as estruturas e os itens de segurança nas boates da capital. A ideia é excelente, mas deve ser expandida para outros locais como estádios, igrejas, espaços para eventos, clubes... qualquer local que reúna uma grande quantidade de pessoas precisa passar pelo pente fino. Outras prefeituras deveriam seguir o exemplo.

Fiz uma rápida pesquisa e vi que algumas boates do Recife possuem licença para operação. No entanto, elas fazem uso de um artifício que "maquia" o perfil do local para facilitar a emissão dos documentos necessários para o funcionamento. Veja aqui:


DOWNTOWN PUB (RECIFE EMPREENDIMENTOS DE LAZER LTDA - ME, CNPJ 01.533.850/0001-80), localizado na Rua Vigário Tenório, 105 – Térreo, Recife Antigo, Recife/PE, é licendiado como "Comércio Varejista de Bebidas" (CENAE 47.23-7-00);


CLUBE METRÓPOLE (DAVID KELNER FONTES - ME, CNPJ 07.814.488/0001-30), localizado na Rua das Ninfas, 125 – Boa Vista, Recife/PE, é licenciado como "Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas" (CENAE 56.11-2-02), e


DONA CAROLINA (E A D GALVÃO DIAS LTDA - EPP, CNPJ 09.477.606/0001-97), localizado na Rua Arthur Muniz, 82 – Sobreloja do Edf. California, Boa Viagem, Recife/PE, é licenciado como "restaurantes e similares" (CENAE 56.11-2-01).

Todo mundo sabe que eles não funcionam como o escrito no papel. Será que os mesmos possuem alvará emitido pela Prefeitura e atestado de regularidade emitido pelos Bombeiros para funcionarem como boate?

É a hora da gente cobrar uma ação rápida e eficiente. Não queremos ver novamente cenas como estas:

Atenção: IMAGENS FORTES.


Nenhum comentário:

Postar um comentário