segunda-feira, 16 de abril de 2012

Trocando a praia pelo Cais

Cais José Estelita foi descoberto no domingo

O Recife percebeu uma movimentação diferente pela zona sul - não, não foram as torcidas do Sport e do Santa Cruz bagunçando nos ônibus. Isso tem todo dia. Foi o movimento Ocupe Estelita, que tinha como nobre objetivo abrir os olhos da cidade para umas das áreas mais bonitas da capital que está prestes a se transformar em polo comercial/residencial.

Objetivo nobre, digno de aplauso. Mas cabe aqui a pergunta: porque só ocuparam agora o Cais José Estelita?  Descobriram nesse fim de semana que ele existe, foi? O local era abandonado há décadas e ninguém falava nada. Foi só o progresso chegar de forma avassaladora e pronto: a burguesada reunida arranjou uma desculpa para mostrar que é "politizada", "antenada com a cidade" e (pasmem!) "de oposição". Ai gente... que uó! Senti cheiro forte de eleição no ar.

Não fui, só passei pela frente na hora do almoço hehehehehe, mas o que me disseram foi o seguinte: o movimento não rendeu tanto, foi menos gente do que o esperado, quase ninguém sabia o real motivo do protesto, patricinhas e playboyzinhos na vibe de uma balada e não era o povo de verdade que estava representado lá.

Empunhando bandeiras e faixas estavam produtores culturais, artistas, gente que pensa que é artista, surfista, ciclista, gente que pensa que é ciclista mas estacionou o carro no Forte das Cinco Pontas e desceu de byke, hippies, wannabes e estudantes agitadores de diretórios acadêmicos. Povo dos bairros afetados como São José, Cabanga e Pina que era bom...

Estava lá o mesmo pessoal que levantou a voz contra o Parque Dona Lindu dizendo que era cheio de concreto, não tinha verde, uma cicatriz na zona sul do Recife... resultado: o parque é massa e não conheço ninguém de Boa Viagem/Setúbal que fale mal hoje.

Durante a mobilização, o que se via pelas redes sociais era um show de imagens by instagram (acho que Facebook patrocinou o evento). Se juntassem a quantidade de iPhones e Smartphones da galera que estava lá, dava para comprar o cais todo e mandar a MD pra ponte que partiu!


Todos reclamando dos prédios que vão ser construídos, mas poucos sabiam que o projeto também prevê espaços culturais, pista de cooper e ciclovia. O Recife cresceu, gente! Mais espaço é inevitável. Daqui a alguns anos, não duvido nada a gente começar a engordar a areia para criar novos bairros. Ok, não me batam, também acho que seria um terror. Agora, que novos espaços precisam - e vão - ser urbanizados para dar conta do progresso, não tenham dúvida.

Repito: o movimento é louvável, achei massa. Mas se é para ter o Ocupe Estelita e salvar a área, porque não deixarmos de ser hipócritas e lançarmos logo movimentos como Ocupe Coque, Ocupe Tabaiares, Ocupe Chié, Ocupe Ilha de Deus... ou será que vai ser preciso uma empresa projetar arranha-céus nessas áreas para catalisar alguma manifestação? Enquanto isso não ocorre o povo pode continuar vivendo em na lama em lugares esquecidos, né, galera do #OcupeEstelita?

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nota-se que você não foi pelo discurso. Foi sim bastante gente, e não só nesses tipos que você classificou ai. A maioria das pessoas conhecia o motivo do protesto (talvez a quantidade de informação que tinham sobre o assunto variava, mas todo mundo entendia o que estava acontecendo e falava sobre isso).
    Quanto à ele só ter aparecido agora, qual é o problema? O projeto Novo Recife chamou atenção para a área, e se as pessoas consideram que fará mal à cidade, têm que se mobilizar agora mesmo. Você deixa de ver que isso pode ser um começo para uma mobilização para várias áreas diferentes também.

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo contigo, pensei exatamente da mesma forma. Esse lugar ta aí há anos e só depois que 3 ou 4 "alternativos legais" apareceram pra começar algo que o resto foi na onda. E tenho certeza que algumas pessoas só foram pra se mostrar politizadas e assistir ao show da Catarina de jaa...enfim.
    Também achei o movimento massa, mas não é só no facebook que começa uma mobilização, pq antes de começar o protesto essa mesma galera não se juntou pra conscientizar as pessoas que moram nos bairros ao redor do cais pra fazê-los pensar sobre o caso e chamá-los pro movimento?

    ResponderExcluir
  4. Nobre futuro periodista, é fato que os descolados e ricos ( de verdade ou de mentira) sempre estão a fim de atrelar suas presenças e imagens a causas legais. Mas vamos ao fato: não é o fato daquele espaço estratégico estar abandonado há muito tempo que se pode dizer o seguinte: foi comprado pelos ricassos da Moura Dubeux, então que todo mundo se arrombe ! Não. Primeiro que construir 12 torres imensas naquela área vai phoder o trânsito da região central do Hell Cife e o clima lá vai virar um verdadeiro ABAFA-BANÂNA. Segundo, que vai rolar UM BILHÃO E MEIO de reais na parada e apenas 20 milhões dos magnatas da construção civil, ou seja, menos de 1,5%. O resto é dinheiro público, meu e teu ! Assim eu também fico PÔDI de rico ! E João da Costa promete sua aprovação a um projeto que ainda vai ser analisado no IPHAN, Fundarpe e conselhos . Vâmo fazer o seguinte: abrir o debate, principalmente em audiências públicas, e quem tiver mais argumento, convence o povo a apoiar o seu projeto. Tá valendo ?!

    ResponderExcluir