terça-feira, 14 de abril de 2015

O livro do centenário do América

Saiu com um atraso de um ano, mas saiu. Ontem dei uma passadinha rápida na Hamburgueria Vintage pra dar uma bizoiada no lançamento do livro que conta os 100 anos do meu querido Mequinha, o Esquadrão Alviverde, o Campeão do Centenário, o Mais Querido, o... AMÉRICA FUTEBOL CLUBE!

Vocês devem ficar putos comigo quando coloco posts do América, mas entendam: acho que fora este espaço e o Blog do Mequinha, você não vai encontrar na mídia pernambucana nada que fale do América nos dias atuais. E outra: sou torcedor MESMO do América, não é tiração de onda. Sou alviverde por causa do meu avó e pronto. Nunca vi um título do meu time, mas não ligo.

Bom, voltando ao assunto.

Quando cheguei na Vintage já estavam alguns torcedores alviverdes por lá. Mesmo sem usar o padrão do clube, é fácil identificar os americanos pois sempre são os mais velhinhos e simpáticos. Se somássemos a idade dos convidados que estavam lá, dava a idade da China! Eles estavam lá circulando, conversando, confraternizando, tomando remédio para pressão e comendo sanduíche.

Jovens americanos celebrando

Estava sendo transmitido um programa esportivo da Transamérica e aquele gattooooooo do Carlos Eduardo (vulgo Super Mouse) estava lá. Ainda cheguei perto da mesa pra dar um cheirinho nele, mas o brutamontes do Todo Duro - um dos entrevistados - me atrapalhou e não consegui chegar perto. Que droga!

Conformado, fiquei sentadinho perto da mesa de transmissão e do lado da mesa onde estava sendo lançado o livro. Aí chegaram as meninas do basquete e... gente, que GATAS!!! Estou apaixonado e quero me casar com Adrianinha.

Adrianinha é esse filezinho no meio, a menor de todas

Todas trabalhadas no físico. Cada lapa de mulher, viu? Tem que dar duas ou três viagens, pode ter certeza!

E as meninas comem, viu? Benza Deus! Devoraram sem dó uma travessa de batata frita, um carro de mão cheio de cachorro-quente e três garrafões de suco. Deve ser difícil $$$ manter um namoro com qualquer uma delas. Estilei.

Voltei minhas atenções para a mesa de autógrafos e vi como o escritor Roberto Vieira estava feliz com o lançamento do livro. Também, como não estar feliz quando se está cercado de gente boa?Lembrando que Roberto é o mesmo autor do livro sobre o Náutico que foi lançado no aniversário do clube, em meio àquela confusão que os bandidos da "torcida organizada" fizeram na Rosa e Silva. O cara tava traumatizado. Mas lá, pôde ficar tranquilo porque a torcida americana é educada. :)

Tá dado o recado ;)

Roberto (à direita) entregando um exemplar para um jovem torcedor americano 

Bem ao lado da mesa de transmissão, dois boyzinhos magya vendiam os livros e conversavam animadamente sobre o futuro do América. Tentei me chegar para ouvir o papo e aí os dois notaram minha presença. Droga! 

- Oi, quer comprar o livro?

- É... quero (mentira, eu ia tirar foto deles)

- Pronto. Custa R$ 50 e a arrecadação de hoje vai toda para o autor.

- Tá bom. Pega cartão? É que tô liso. Só compro se for no cartão e dividido em 10 vezes.

- Danosse, peraê! Tá pensando que é o Hiper, é? Quer quebrar mais ainda a gente?

- Ah, cara, facilita aê...

- Dá não, pô. Só podemos colocar no crédito ou débito, na hora. Ou em espécie.

- Tá. Eu dou em espécie (meus últimos 50 conto do mês, meu Deus...) Mas quero uma foto de vocês em troca.

- E pra quê?

- Pra fazer macumba. Mas né foda? Pra mim, mesmo, pô! Vou mostrar pro meu pai que existem outros torcedores da nova geração do América além de mim.

- Tá bom. Bate aí. 


A foto dos magya

Fiquei liso, mas tenho meu exemplar e vou ler essa semana. Depois digo se vale a pena ou não. Ah, e sobre a Vintage: o local é ótimo, a comida é muito boa, mas os garçons ainda estão meio atrapalhadinhos  e os pedidos demoram a chegar. Pedi um hambúrguer com suco de laranja, coisa simples de se fazer e entregar. O hambúrguer chegou até num tempo aceitável, mas o suco... acabei de comer e ainda lembrei o garçom duas vezes! Gente, quase morro entalado, aff! Pelo menos na hora da conta eles não cobraram o valor da bebida, que ficou como cortesia pela demora. Mas gente... eu pagaria com o maior prazer se chegasse na hora. Vamo rever isso aí, né? Só porque sou estagiário?

5 comentários:

  1. O América morreu, mas vai ficar na história...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morreu não, pow! Tem 101 anos e continua em atividade. Tudo bem que nossa equipe de futebol já viveu tempos melhores, mas estamos nos esforçando para montar um time competitivo. E ainda tem o sub-17, sub-20, Fut-7, Futebol Feminino e o Basquete Feminino que tá na final da liga nacional. Com muito trabalho, dedicação e amor (e dinheiro também) o Mequinha pode voltar a ser a quarta força.

      Excluir
  2. Muito linda a homenagem que o cineasta Lírio Ferreira apresentou no Cine PE. Trata-se do curta "O Poeta Americano". A relação de João Cabral de Melo Neto com o time. Vale conferir!

    ResponderExcluir
  3. valeu pelo espaço!! o boy magya de óculos é um falso uruguaio, PA9, mistura de jogador com biba

    ResponderExcluir