quarta-feira, 25 de março de 2015

Dia triste nos Diários Associados: veio o passaralho

Os novos sócios majoritários dos Diários Associados promoveram uma vassourada imensa na terça-feira (24). Numa tacada só, mais de 120 profissionais foram demitidos. A maioria é do setor administrativo, mas o corte também atingiu em cheio a redação. O popular PASSARALHO.


Eu fiquei CHO-KA-DO. Rosa chok de tanto chokado a cada novo nome de profissional afastado que chegava pra mim.

Recebi com muita tristeza relatos de colegas do Diário de Pernambuco sobre o dia em que a cabra matou a fome de tanto comer crachá azul. O telefone tocava na redação e ninguém tinha coragem de atender, com medo de que fosse o RH chamando. Pobre RH... o setor será todo transferido para Fortaleza e aqui no Recife vão ficar apenas alguns auxiliares. Dos 18 profissionais que trabalhavam lá, a informação é de que apenas dois devem permanecer.

O mesmo ocorre com o Departamento Comercial. Por enquanto, apenas três foram demitidos. No Call Center, 19 foram afastados.

A lista continua passando por quase todos os setores. Não tenho o nome completo de alguns profissionais, vou atualizando com o tempo. Mas também saíram Isabela e André Aguirre (marketing); Henrique e Camila (recepção das rádios); Betty e Sandro (financeiro); Givaldo (telecomunicação); Jairo (encalhe);André Santos, Flávio Adriano e Flávia Cruz (rádios); André e Bruno (cozinha); Nadiel (motorista); Nado (segurança); Batista (eletricista).

Na redação, os nomes já foram amplamente divulgados nas redes sociais, só os reúno aqui para que possamos ajudar uns aos outros na busca de novas oportunidades. Deixaram o Diário de Pernambuco/AquiPE os grandes Humberto Santos, Cristiano Mascaro, Cleide Galdino, Fábio Guibu, Tatiana Meira, Heitor Cunha, Gil Vicente, Bernardo, Flávio Adriano, Inês Campelo, Anderson Malagutti, Edvaldo Rodrigues, Blenda Souto Maior, Raphael Guerra, Allan Torres, Rebeca Silva, Josué Nogueira, Ana Luisa e Lenne Ferreira.

A desculpa oficial é de que a empresa passa por uma restruturação - lembrando que no mês de fevereiro sete profissionais demitiram-se voluntariamente já prevendo dias difíceis por lá - mas eu acho que nossos colegas estão pagando pela visão meramente comercial dos novos gestores. O que se fala é que meta da nova diretoria comandada pela Canadá Investimentos por meio do Sistema Opinião (que tem os mesmos sócios do Grupo HapVida, vê que doideira do carai!) é cortar R$ 4 milhões em custos este ano. Mais de 100 pessoas foram demitidas e o número pode ser maior até o fim do mês. 

Apenas a TV Clube está segurando as pontas do grupo e por isso não deve sofrer nenhuma baixa. Já os impressos, serão repaginados. O meu medo é de que o tradicional DP, mais antigo jornal em circulação da América Latina, passe a ser um tabloide ou pior: esteja restrito à versão digital, saindo de circulação nas bancas e gazeteiros. Seria o novo Jornal do Brasil.

Resta-nos esperar para que essa crise passe logo, que estes bons profissionais arranjem o quanto antes uma colocação no mercado e que o Diário de Pernambuco seja eterno.

8 comentários:

  1. Sinceramente eu espero que o Diário de Pernambuco acabe e LOGO!
    Faz tempo que eles eixaram de fazer jornalismo de verdade aliás NENHUM VEICULO DE COMUNICAÇÃO EM PE hoje faz jornalismo, Estão todos apenas atendendo aos interesses dos grupos de PODER no Estado
    já vai tarde!

    ResponderExcluir
  2. Como diria Cardinot " Acabou essa desgraça" HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  3. "(...) que o Diário de Pernambuco seja eterno."

    :/

    ResponderExcluir
  4. "Adeus também foi feito pra se dizer, bye, bye DP"

    ResponderExcluir
  5. Até FULANO DE TAL dançou. Seria cômico se não fosse trágico.

    ResponderExcluir
  6. Agora uma coisa deixou-me intrigado: essa crise fez com que a TV Clube trocasse Cardinot por Hugo Esteves. Que mundo cruel.

    ResponderExcluir
  7. Algumas pessoas estão gostando da crise envolvendo o Diário de PE. independente se o jornal atende interesses de determinados setores, devemos lembrar que são profissionais que estão perdendo seus empregos e ninguém pode desejar o desemprego a alguém. não podemos pensar somente no nosso umbigo amanhã pode ser com algum de nós.

    ResponderExcluir
  8. QUE SEJA FEITA A VONTADE DE DEUS

    ResponderExcluir