domingo, 4 de novembro de 2012

O público de cada shopping

O Recife ganhou mais um grande centro de compras com a inauguração do Shopping RioMar no último dia 30. Ainda não tive a chance de conferir o novo mall e não foi por falta de oportunidade. Estou esperando a poeira baixar para fazer uma visita com calma, apreciando cada detalhe para depois falar mal contar para vocês.

No entanto, a julgar pelo dia da abertura das portas e pelos relatos que ouço até agora, a vontade de conhecer o empreendimento vai diminuindo. Trânsito infernal nos arredores, lojas ainda se organizando e as coisas legais custando os olhos da cara. Vou pensar direitinho e tomar um lexotan antes de fazer minha visita.

Quanto ao público que frequenta o local... bom, este é o tema do post! Qual é o tipo de cliente que vai a cada um dos shoppings da Região Metropolitana do Recife?

Shopping Tacaruna

Quem vai ao Taca não tá muito bem do bolso não. Geralmente é o pessoal de Olinda, Paulista e arredores de Santo Amaro e Campo Grande. Turma que vai com dinheiro contado até para o sorvete da McDonald's. E só vai ao cinema em dia de promoção - você percebe pela fila dando volta pela praça de alimentação. É comum ouvir "guarda meu lugar na fila que vou compra salgadinho e chocolate nas Lojas Americanas, é mais barato". É o shopping dos pobres.

Recado da consumidora: "Aí galera de Jardim Atlântico! Aquele abraço!"

Shopping Recife

Foi o primeiro shopping da cidade e até hoje acha que é o maior do Norte/Nordeste. Se o shopping se acha, imagine os clientes? Patricinhas e playboyzinhos da classe média alta que cresceram em apartamento tomando leite integral e suco de maçã na caixa com biscoito. Nunca viram uma galinha viva e acham que o centro do mundo é Boa Viagem. É o shopping dos criados-pela-avó.

Coloca um agasalho antes de sair que tá frio, meu netinho.

Plaza Shopping

Só para quem tem bala na agulha. O Plaza Shopping reúne a galera endinheirada do Recife pelos seus andares, deixando apenas a praça de alimentação e os cinemas para os pobre mortais que ganham a miséria de quatro salários mínimos. Se o estacionamento de lá aumenta, ninguém reclama. Ponto de encontro de modelos, gente malhada e capas de revista. É também o shopping mais silencioso porque ninguém conversa, a não ser pelo whatsapp ou facebook no smartphone. É o shopping dos ricos.

Cliente feliz acaba de chegar no Plaza e deixa o carango no estacionamento

Shopping Guararapes

Tão longe que em breve mudará o nome para Shopping Tão Tão Distante. Por conta do complicado acesso, só comerciantes de Jaboatão e alguns banhistas perdidos vão até a "galeria grandona" da cidade e não gastam nada, indo só para usar os banheiros, que são limpinhos. Turma que não dá ponto sem nó e usam o estacionamento para improvisar uma feira do troca. É o shopping dos mafiosos.

Nunca faça negócios com eles. Um dia, poderão te cobrar.

Shopping Costa Dourada (Cabo)

Esqueceu que ele existe? Eu não. Frequentado por gente do quilate do Homem-Invisível, Saci Pererê, Coelhinho da Páscoa e ET Bilu. O Papai Noel abriu recentemente uma filial da sua fábrica de brinquedos no local. Nunca foi lá? Relaxa, nem os lojistas vão. Você só para lá se estiver indo a Porto de Galinhas e esqueceu de comprar alguma coisa muito, muito, MUITO, mas MUITO importante. É o shopping das lendas.

Gostaram do Saci? Eu que desenhei!

Shopping Boa Vista

Na praça de alimentação, Game Station e cinema, você não sabe quem é homem nem quem é mulher. Todo mundo usa maquiagem forte, calça apertada e camisa gola V. O banheiros são os mais perigosos: eu me cago nas calças mas não uso eles porque quero manter minha virgindade masculina. É o shopping das bisha.

Amo meu colar. Comprei na Berloque.


Shopping RioMar

Mal chegou e já demonstrou a que veio: vai atender a classe média emergente, que não pode ver qualquer cartaz com a palavra "crediário" ou "72x sem juros" que endoida o cabeção e dana-se a comprar sem medo do SPC de ser feliz. A pessoa ganhou uma graninha na vida, mas o espírito de pobre não sai dela. É o shopping da mundiça.


Olha como a galera deixou um banheiro no RioMar! Gentalha, gentalha! Pruuuuu!

Galera de Caruaru e Petrolina: não esqueci de vocês, sei que tem shopping. Mas como frequentei poucas vezes esses espaços, nem posso dar minha opinião. Só sei que o Shopping Difusora é um ovo, o Shopping Norte vira um anexo da faculdade na hora de almoço e o River Shopping tem cheiro de bode.

Desculpa, turma de Garanhuns. Vocês não tem shopping.

46 comentários:

  1. É North Shopping, Estagiário. E mais duas informações sobre o centro de compras: 1ª- Não tem alunos na hora do almoço na faculdade, só no jantar; 2ª- No North Shopping tem boliche. Coisa que nem no Plaza_dos_ricões existe. Rá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já vi gente cheirando cola na praça de alimentação do Norteeee

      Excluir
    2. nossa, mas que importante ter boliche, hein! parabéns!!

      Excluir
  2. Norte, North... é tudo ponto cardeal. E soube que no Plaza não tem boliche porque os clientes já tem a própria pista em casa. :O

    ResponderExcluir
  3. Shopping Recife: "Patricinhas e playboyzinhos da classe média alta que cresceram em apartamento tomando leite integral e suco de maçã na caixa com biscoito. Nunca viram uma galinha viva e acham que o centro do mundo é Boa Viagem. É o shopping dos criados-pela-avó."

    Muito verdade!
    Se bem que o mesmo raciocínio também pode ser usado pro Plaza (tirando, obviamente, a parte sobre achar BV o centro do mundo). #fikdik

    ResponderExcluir
  4. Aliás, uma dúvida: por que o povo da Zona Sul acha que só existe vida até o Pina?
    Sinceramente, é de assustar a quantidade de pessoas de lá que literalmente não faz ideia de como chegar ou perambular pelo centro, Zona Norte ou Olinda - resumindo, qualquer lugar que seja preciso atravessar a ponte do Pina para se chegar.

    ResponderExcluir
  5. É Norte e não "North" e acabou... vocês sempre com costumes Americanizados. Quando o Brasil com "z" vai deixar esse pensamento pobre e dependente até nos nomes comerciais?? Vergonho isso!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Alguem peida no xopim Praza ?!

    ResponderExcluir
  7. senti falta do Paço Alfândega... você não o considera shopping?

    ResponderExcluir
  8. Acho que hoje em dia ninguém considera o Paço um shopping. É a praça de alimentação da Livraria Cultura.

    ResponderExcluir
  9. Só não concordo com o Shopping RioMar! Provavelmente só estava daquele jeito porque era inauguração, mas acredito que muitas das lojas que terão lá não serão acessíveis ao público de geral. O RioMar sim, será o shopping dos ricões e não o Plaza.

    ResponderExcluir
  10. Faltou o Paço Alfandega e Shopping Norte (o de Paulista, não o de Caruaru).

    ResponderExcluir
  11. e o shopping Camaragibe, alguém já foi ou ouviu falar? parece o antigo cabaré cabeçudo que era muito mais organizado por falar nisso.

    ResponderExcluir
  12. Certamente o autor desse texto é um residente na área norte da cidade.
    E, ainda possui abundante inveja de que mora em boa viagem, sobretudo de que cresceu por lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro no Bongi. É norte? Eu não sei, sou meio ~desorientado~ mesmo :P Bêjo!

      Excluir
    2. ABAIXA Q LÁ VEM TIRO

      Excluir
    3. É zona oeste, bêêêÊjo

      Excluir
  13. Primeiramente isso não é texto, falta muito pra tal. Segundo "Shopscentis", tds tem pobres, la vai: no tacaruna: favela de Sto Amaro, Recife:Favela entra a pulso, e tantas outras arredores, Plaza: tdas as q circundam Casa Forte, em tempos de Fazendinha então....
    rio Mar: Favela Beira Rio. Portanto caro anônimo shopping seja qual for é coisa de pobre, quem é rico faz compras em Londres, Nova York, Paris,e de primeira classe no avião, viu fofo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso é um texto, um texto satirizando os shoppings e seus visitantes.
      Ele mora aqui, é redator (corrija-me caso esteja errado) e não vejo mal em fazer um texto com um toque humorístico.
      Parabéns pelo blog, rapaz.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Concordo com o Anonimo acima
    pios quando eu estudava inglês (Cultura Inglesa) eu era a única q fazia compra de féria no Shopping Tacaruna e Recife, todos os meus coleguinhas de classe ia á Europa e America do norte p fazer compras. e minha mãe sempre me disse q era p eu levantar as mão pro céu por estudar inglês. #FicoBegeComMinhaMãe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pobre detected, essa devia roubar bombom das americanas qdo mais nova. kakakakaka

      Excluir
  16. Quando leio um texto não julgo o autor, muito menos me interessa onde ela mora. Aliás, Isso seria pretensão amarga de psicologia de boteco de quinta rss Apenas leio estimulando meu senso crítico a absorver o que me serve na questão informativa/reflexiva e, principalmente, me atrai quando vem com essa carga irônica. Por isso, achei muito interessante a sátira DO TEXTO. Sim, porque querendo ou não os pseudo-intelectualóides de plantão, trata-se de um texto rss

    E, ainda considerando a questão das favelas próximas a TODOS eles - Não sendo 'privilégio' de um ou outro, mas realidade inevitável do nosso contexto - a menção foi para o público-alvo e isso foi dito com perfeição, ainda que incomode a alguns mais melindrosos. (Melindrosos, leia-se: recalcados)

    Ai, ai, ai, mas quer saber? O ideal seria ter mais áreas de lazer fora de shoppings, mas isso daria um trabalhãoooo para a prefeitura administrar.

    Ah! Quem me dera uma pequena réplica de uma Quinta Avenida aqui... Com direito a um básico 'Parque Central' do ladinho... (Pode ser aqui mesmo em BV kkkkkkk)
    Sonhar pode...

    ResponderExcluir
  17. Ooops! Correção: ...muito menos me interessa onde ELE mora ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A colegunha acima q tentou redigir um texto digno de prefácios de livros de auto ajuda, no minímo deve ter sido cabo eleitoral de um candidato nas ultimas eleições, porque o discurso ta bem parecido. Quanto a moradia, acho que deve ser tua vizinha(o) no Bongi, e não deve ser mto feliz com isso não,qual foi mesmo a expressão que ela(e) usou:recalcado, ashuaashuaashua, é issso!! Acompanhado da boa psicologia de boteco de quinta q ela(e) parece conhcer bem. heheheheheheheheheheh vcs são mto engraçados

      Excluir
    2. Caramba!

      Coleguinha?
      Tentativa?!
      Auto ajuda?!
      Cabo eleitoral?!
      Bongi?!
      Infeliz?!

      Putz! vai errar assim lá em Marrakesh!!! Passou loooonge!
      Ah, anônimo, bora combinar... Você sim, que é muuuuito engraçado com seu achismo 'de quinta'! Aliás, fazendo belo par com o anônimo abaixo, que usou o clássico/hipócrita/alienado clichê 'minha querida'.


      A propósito do que falou outro anônimo: a correção foi feita por causa de um simples descuido na digitação. (O pronome 'ELE' ao invés de 'ELA' concordando com 'autor') O mais fica por conta da interpretação de quem lê...

      Estagiário Social, valeu pelo espaço e parabéns pelo seu estilo corajoso!

      Excluir
  18. Regina Farias, fala sério !!!
    O problema de gênero levantado em sua postagem (ELA ou ELE??) não faz diferença, visto que foi direcionado a uma BICHINHA INVEJOSA DOS QUE MORAM EM BV.

    ResponderExcluir
  19. Essa vai pra Regina, minha querida não fique triste por não poder fazer sua compras no exterior, afinal segundo vc faz no shopping, já é grande coisa, podia ser na rua das calçadas, já pensou??? Outra coisa, não critique os intelectuais, ou os q desejam se-los q vc grosseiramente chama de pseudo intelectualóides, afinal, como dizia nosso saudoso Joãozinho Trinta quem gosta de probeza é intelectual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC SE SOEU TANTO COM O COMENTÁRIO DELA, DEVERIA SE IDENTIFICAR, ATRÁS DE UM "PSEUDÔNIMO' ANÔNIMO, VC É APENAS MAIS UM RECALCADO QUE MAL INTERPRETA E QUER DAR UMA DE INTELECTUAL.... HELLôoooo.... KKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  20. Que conversa de capitalista preconceituoso !!! O nível aqui tá muito baixo !!! Amaciar o ego é muito bom não é pessoal ?! O texto é divertido mas os comentários ...

    ResponderExcluir
  21. Minha nossa onde foi que entrei!?!??!!!!
    Cada um querendo defendo seu lado, sem aceitar a opinião dos outros, cada um querendo ser o que não é. É claro que cada shopping encontramos mais de um tipo de que de outro, mas não quer dizer que tal shopping é para tal pessoa, passam milhares e diversos tipos diferentes de pessoas, inclusive trabalhadores em busca de novos ou melhores oportunidades, apesa que essa é a menor parte dali, estão ali apenas para atender e satisfazer todos os tipos de pessoas que ali vão. Quanto ao Riomar, tem muito ainda a melhorar, mas não vamos julgar os primeiros dias por causa do povo com todo o shopping em si, tem muito a melhorar em relação a segurança, estrutura, mas como estavam com muita pressa de inaugurar e ganhar em cima dos bestas, fizeram tudo precipitado

    ResponderExcluir
  22. "Desculpa, turma de Garanhuns. Vocês não tem shopping."

    Relaxa, a gente não precisa disso.

    ResponderExcluir
  23. Essa é a melhor matéria que já li. nunca ri tanto. Muito bommmmmmmm

    ResponderExcluir
  24. Estagiário social 1, você é gay?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse est soc além de baitola é aproveitador hakakskaks

      Excluir
  25. Faltou o Paço alfândega???? Shopping dos granfinos e gringos.

    ResponderExcluir
  26. kkkkkkkkkkkkkkkkkk..Regina..vc é super inteligente..cabo eleitoral ou não...seu comentário muito pertinente...hahahahaha...
    Adorei o texto!!!

    ResponderExcluir
  27. É Regininha, vou ficar por aki pq vc é tão inteligente, que deve exercer um cargo importantíssimo, numa mega empresa, com um monte de decisões q só vc pode tomar.O o que me deixa perplexa é onde vc arruma tempo pra estar aki discutindo essas abobrinhas,ashua,ashhua,ashua, se liga mulher vai se ocupar com alguam coisa útil. Ah, e antes q vc fale sobre eu estar aki; pois é além de ta com a vida ganha adoro curtir com quem não tem controle emocional, ashua ashua ashua ashua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô ligada que meu comentário incomodou PRA CARAMBA, tirando o foco do texto e levando para O LADO PESSOAL por meio de uma inquieta auto-afirmação velada e subliminar.
      Foi mal, Estagiário! Juro que não foi proposital rss
      Mas você vai superar, anônima! Confie!
      Ashua ashua ashua ashua?! Não captei a onomatopeia...
      Em todo caso...
      Ashua ashua ashua ashua pra vc tb, anônima ;)
      Porque eu perco o 'controle emocional' mas não perco o humor!

      Excluir
  28. A brincadeira ja ta ficando sem graça. Vc é previsível demais pro meu gosto, e seus textos glogleneanos por demais cansativos.Vou procurar alguem mais feliz pra brincar, e confie Regininha vc vai conseguir sair desses paradigmas q lhe aprisionam. By

    ResponderExcluir
  29. Pois é...
    E mesmo assim rendeu.
    Fico a imaginar se minhas colocações fossem mais livres...

    ResponderExcluir
  30. Faltou Paço Alfândega: só vai quem é mal informado, ou seja, turista. kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  31. nos shoping de recife a unica coisa q precisa e educacao e respeito, nao importa se e gay lesbica trans etero mulher homen!

    ResponderExcluir
  32. Faltou o vídeo dos SHOPPING das RYCA$ -> www.youtube.com/watch?v=T7cvsL_DF48

    ResponderExcluir
  33. Estágiario (Jungmann ou sei lá quem), você esqueceu do Paço Alfândega.

    ResponderExcluir