segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Fatalidade no RioMar

Reproduzo o depoimento do jovem Bernardo Barbosa, vítima da fatalidade. Fica o alerta para o shopping e para todos os outros locais que recebem um grande público.


Bernardo: falta de estrutura no RioMar dificultou socorro ao pai

Pensei bastante antes de publicar isso, não gosto de expor minha vida assim, mas neste caso, senti a necessidade.  O último sábado (03.11.12) eu perdi o meu pai, meu grande amigo, está sendo um choque para a nossa família, iremos superar, tenho certeza, mas o que nos deixou indignados foi o fato de como ocorreu isso.

Sábado meu pai foi com a minha mãe e mais duas tias para o shopping Rio Mar. Chegando lá eles se separaram e combinaram um horário de encontro (19:40), meu pai ficou só e minha mãe com as minhas tias. Antes desse encontro, meu pai estava na loja Le Biscuit, onde passou mal e caiu. Nesse momento tinha uma família, a qual agradeço imensamente, que viu o fato e tentou socorrer. Uma das pessoas era técnica de enfermagem e tentou fazer os primeiros socorros da maneira que podia. Neste momento, outro membro da própria família, solicitou socorro aos funcionários da Le Biscuit, mas além de quererem “abafar” o caso, tentaram tomar o celular do meu pai que estava na mão dele, nesse momento o coração do meu pai ainda batia.

Depois de 20 minutos chegaram os bombeiros, sem nenhum equipamento e sem saber fazer os procedimentos corretos, só depois de mais algum tempo conseguiram um desfibrilador, mas não sabiam exatamente como usar. 

Agora vem a parte da triste coincidência, eu estava no térreo do Rio Mar, próximo a saída, com uns amigos, quando vejo os bombeiros passando com uma pessoa, era o meu pai, até esse momento eu não sabia nem que meu pai estava no shopping, corri acompanhando ele até a saída para levarem até a ambulância, mas que ambulância? O carro do socorro era uma Hilux da segurança do shopping, eu vi o momento em que colocaram o meu pai na caçamba e arrancaram com o carro, detalhe: ele quase cai da caçamba, por sorte alguém segurou a maca quando estava caindo, pararam o carro e seguiram. 

Corri até meu carro para ir ao hospital, tentei ligar inúmeras vezes para minha mãe, mas o sinal do celular dentro do shopping é péssimo, meus amigos tiveram que anunciar o nome dela no shopping. Quando eu tento sair do shopping, depois de muita luta contra o engarrafamento, vejo uma ambulância do SAMU tentando sair do Rio Mar (meu pai não estava lá), mas a ambulância não conseguiu sair porque era mais alta do que o teto da saída do shopping, tiveram que seguir para outra saída mais distante. 

Infelizmente quando eu cheguei ao Hospital Português, recebi a triste notícia de que ele havia falecido.

A história poderia ter sido diferente, se tivesse um socorro adequado, digno de um shopping do porte do Rio Mar. Deixo esse fato público não só pensando na minha família, mas em outras milhares que frequentam o Rio Mar, para que fatalidades como esta não aconteçam outra vez.

-----------

Força, Bernardo. Meus sentimentos. Foi uma fatalidade, você deixou bem claro, mas o shopping tem sua responsabilidade. O alerta foi dado da pior forma possível: com o extremo de uma morte. A lição deve ser estendida a todos os outros espaços que recebem um grande fluxo de pessoas. Gente, questões envolvendo segurança, rotas de fuga e acessibilidade são fundamentais em qualquer obra!

E sabe o que é pior? Nada disso vai ser noticiado e a tragédia ocorrida no RioMar vai passar em branco para o grande público. Duvido que seja publicado em algum jornal.

UPDATE: Tenho informações seguras do Hospital Português de que o senhor em questão (pai do Bernardo) deu entrada já morto no hospital. Fato lamentável que comprova o ocorrido. Podem ligar para lá e perguntar. Eles não podem esconder a ficha de entrada do paciente.

233 comentários:

  1. Totalmente desprepado esse shopping Riomar,para receber as pessoas,quando fui só tinha uma saida para carro, e um entrada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, muitos esquecem do princípio, quando o Shopping Rio Mar estava ainda em construção. Quantas vidas de operários foram perdidas e abafaram a mídia para não prejudicar o andamento das obras, que privilegia o grupo do shopping Rio Mar. As vidas perdidas não tem preço. Conheço ex-funcionários da obra e me informaram que há muita coisa a fazer neste Shopping Center mau acabado. O que aconteceu com o pai do Bernardo é mas um despreparo com a segurança da vida das pessoas em geral.

      Excluir
    2. Coisas de Hellcife...

      Excluir
    3. A triste realidade, é quite em grandes obras, sempre há uma estimativa de fatalidades durante o período da construção. Mais segurança no trabalho é primordial, mas infelizmente, estes lugares visamm apenas o lucro. E lara a quantidade de mortes, sai muito mais em conta bancar o funeral e os seguros em caso do pós morte. É vergonhoso, mas esta é a realidade.

      Excluir
  2. Acrescento: o fato é que o shopping não tá 100%, e não tá em condições de receber a quantidade de pessoas que está recebendo. Se for na própria página do Rio Mar, tem lá um monte de reclamações. É bonito??? É. Mas de que adianta tanta beleza se não está completo, nem tem sequer os primeiros socorros necessários???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Página? Que página, pois nem site oficial o RM tem ainda.
      A não ser as contas nas redes sociais...

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Esse fato foi no Riomar, mas podia ter acontecido em qualquer shopping, esses lugares NÃO tem socorro adequado para quem passa mal desse jeito, eles não tem equipamentos de nada, os bombeiros não sabem fazer nada, não sei nem pra que tem bombeiros, acho que só porque é exigido mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem assim Michelle Toscano, no Tacaruna por exemplo existe bombeiros de plantão e uma enfermaria dentro do próprio shopping.

      Excluir
    2. Uma enfermeira? sei...e ai?

      Excluir
    3. O Shopping Recife tambem tem toda a estrutura!! Inclusive uma equipe de paramédicos preparadíssima!! Meu avô já tive uma crise de Hipoglicemia, e graças ao atendimento deles de urgência, não teve complicação alguma.

      Excluir
    4. uma enfermeira é muito diferente de uma enfermaria!

      Excluir
    5. Gente, o que o Sarmento disse aí em cima foi ENFERMARIA!!!!!!! Não enfermeira, o q é isso? Não tem estrutura mesmo, é vergonhoso! Foi uma fatalidade? Claro! Mas o shopping tem sim responsabilidade em relação a esse caso!

      Excluir
    6. Ja vi também no Shopping Recife uma menina sendo carregada por dois para-medicos e levada a um carro como se fosse uma ambulancia.

      Excluir
    7. Prezada Michelle ... Venho concordar com o que diz que não temos segurança nos shoppings para evitar tais fatalidades mas discordo com a generalização do mesmo. Uma vez precisei ser atendido no shopping tacaruna (tenho problema no coração) e a resposta foi imediata.

      Excluir
    8. Vale salientar que o termo certo não é "Bombeiros" e sim "Brigadistas". Tendo em vista que Bombeiros é uma profissão exercida por militares, e não trabalham em shoppings ou empresas privadas. Então nem todos brigadistas estão realmente preparados pra atuar em casos graves como foi este. Que necessitava de uma reanimação cardio-pulmonar e se possível o uso do desfibrilador. E remoção imediata ao hospital. Pelo visto houve falta de treinamento da equipe para atuar em grandes públicos. Mais um ponto negativo pro RioMar.

      Excluir
    9. Já precisei do apoio dos brigadistas do Shopping Tacaruna e fui muito bem atendida, chegaram até mim imediatamente com uma cadeira de roda e me levaram a uma enfermaria. Nota 10.

      Excluir
    10. Nas costas de todos os "brigadistas" do Shopp RioMar tem escrito: Bombeiro Civil....

      Excluir
    11. Isso é mentira!
      Eu comi um brigadeiro recentemente e nas costas dele tinha uma forminha!

      Excluir
    12. Ao meu amigo ''Anônimo'' de 5 novembro ás 19:00.por favor seja adulto e respeite a dor do rapaz que perdeu o pai,por irresponsabilidade de vários fatores tanto do RioMar quanto do Lebiscuit.Força amigo,de fato,um episódio lamentável.A única medida a ser tomada é exigir justiça pelo seu pai,boa sorte e fique forte!

      Excluir
    13. Passei por uma situação parecida no Shopping Recife tb e o bombeiro que me atendeu não sabia nem o que fazer! Lamento pelo amigo Bernardo...

      Excluir
    14. Existe sim Bombeiro Civil com formação reconhecida. No Tacaruna há Bombeiros Civis, inclusive foi considerada a melhor Brigada Norte-Nordeste. Lá há uma enfermaria com um enfermeiro de plantão, cujo ambiente serve como apoio aos carentes da comunidade de Santo Amaro que resolvem ter ser seus trecos no Tacaruna para ter um mínimo de atendimento. O fato de crititicar sem ter conhecimento, nos torna tão errados quanto o atendimento que vocês tanto reclamam do Riomar. Se Cristo viesse ao mundo como há dois mil anos, novamente seria condenado por nós que com certeza trocaríamos por um outro Barrabaz. O tempo passa, mas a vontade e necessidade de julgarmos os outros conforme nossa necessidade tendenciosa de ver o "circo pegar fogo" não nos faz pessoas melhores do que os que fizeram o atendimento no centro de compras. De coração, lamento a fatalidade do genitor do companheiro que fez a postagem. Reflitam!

      Excluir
    15. Não foi teu pai né que morreu;se fosse de certo estrias metendo o pau no shopping,cada um sabe onde a ferida dói.

      Excluir
  5. Ñ devemos ficar calados, temos q colocar a BOCA NO TROMBONE, sair colocando na INTERNET p/q possam tomar conhecimento. ABAFAR NUNCA !!! FOI UM PAI DE FAMÍLIA, UMA VIDA Q SE FOI, basta de tanta IMPUNIDADE no NOSSO PAÍS. Todo SHOPPING devia ter um local reservado p/ ATENDIMENTO MÉDICO DE URGÊNCIA e um TRANSPORTE DISPONÍVEL e apropriado,totalmente equipado p/OS PRIMEIROS SOCORROS.

    ResponderExcluir
  6. Pois é! falta de estrutura! dá pra ver que na verdade o shopping não está pronto. Foi entregue com muitas coisas ainda no cimento não sei pq... Sem falar que apenas aquela alça da Via Mangue não é suficiente né? Um lugar que deveria ter prontidão pessoas capacitadas a fazerem atendimentos de primeiros socorros não os tem... E aí? O que se faz?

    ResponderExcluir
  7. Lamentavel. E o que nos deixa indignados e a acao de "abafar o caso", como fizeram na noite da inauracao para os VIP's, onde o Sindicato dos Jornalistas fez um movimento de protesto pacifico na via de acesso (publica) do Rio Mar e os segurancas do shopping queriam tomar as faixas ! Estagiario Social, acho que voce nao tem ideia da importancia que vc adquriu na imprensa de Pernambuco. Parabens, bom humor e cidadania juntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desta fuleragem eu não fiquei sabendo!

      Excluir
    2. Estagiario Social so deu um ctrl c ctrl v no facebook do menino kkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Foi. Copiei e colei, para os leigos. E acho que assim fiz minha parte, colocando a discussão em todo o Recife. Agora, me diz se os jornais que você lê, vê e ouve fazem pelo menos isso e me conta depois, tá? Bêjo! :*

      Excluir
    4. que isso novinha? chamando agente que ta lendo de leigo?

      Excluir
    5. "agente" que tá lendo...rapá...o negócio tá sério. E voltando ao FOCO: não, não vamos ler em nenhum jornal de grande circulação ou ver/ouvir em grandes rádios ou canais televisivos. E ainda bem que publicando livremente (ainda que "um ctrl c ctrl v") na Internet a gente consiga dissipar informações importantes e mais importante mobilizar leigos e não-leigos a não abafarem ou deixarem algo hediondo IMPUNE. ;)

      Excluir
    6. sou agente da policia, posso nao?

      Excluir
    7. Pois é, o sr. JCPM é um dos homens mais poderosos da cidade (ou até do país) dono de um dos jornais de maior circulação do estado. Ou seja, manda na mídia. Jamais iria sujar o nome de suas imensas galerias comerciais, chamadas de shoppings. Sem falar em outros escândalos... Que é um caso (ou melhor, descaso) que náo podemos esquecer.

      Excluir
  8. a realidade é que nenhum shopping tem estrutura adequada para essas situações ou qualquer outra menos grave, qual shopping tem capacidade de prestar algum atendimento? todos deveriam ter pequenos postos pra prestar atendimento, ate mesmo para situações corriqueiras como machucados, cortes, quedas...

    ResponderExcluir
  9. Não vou me calar. Estou recebendo pressões para apagar o post. Nem que eu perca minha suada bolsa de estágio, a verdade dos fatos deve prevalecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bem....lamento por sua perda!

      Excluir
    2. #ORGULHODOESTAGIARIOSOCIAL

      Excluir
    3. Não desista, mantenha o seu post. Um absurdo quem ainda exista quem queira impedir a verdade de ser veiculada. Todos sabemos a quem interessa esse silêncio. Mas a internet e as mídias virtuais são livres e incontroláveis.
      Parabéns pra vc e pela sua atitude.

      Excluir
    4. com o apoio de ceclia e mais R$ 2,10 vc anda de onibus

      Excluir
  10. isso é um verdadeiro absurdo e pior ainda te pressionarem para apagar esse comentario... o problema é que tem muita gente grande por tras e com certeza vao te pressionar de todas formas mais sujas p vc apagar isso...mas ja compartilhei no meu face e espero que todos facam isso..ontem fui ate la no outback..mas nao piso mais la e vou falar p todos do meu circulo de amizade sobre isso

    ResponderExcluir
  11. INFELIZMENTE AS PESSOAS SÓ PENSAM HOJE NO CAPITALISMO, E TENHO CERTEZA QUE O SHOPPING ESTA TODO CAPACITADO PRA ISSO, MAS QUANDO SE TRATA DE UM TRATAMENTO HUMANIZADO AS COISAS DEIXAM A DESEJAR... MEUS SENTIMENTOS, SEI QUE NADA VAI APARAR ESSA DOR, SÓ O TEMPO, QUE DEUS CONFORTE VOCÊ E SUA FAMÍLIA, E QUE TODOS FIQUEM CIENTE DESSE LOCAL, ALÉM DE SOCORRISTAS DESPREPARADOS, PROBLEMAS QUE TIVERAM NA INALGURAÇÃO COM A FALTA DE SEGURANÇA.

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente, já se tentou obrigar shoppings de grande porte a ter médicos plantonistas. Mas o lobby dos empresários foi maior e a medida foi negada. Em países que levam saúde a sério como EUA, há além d emédicos, socorristas treinados e desfibriladores a cada x metros, com pessoal treinado. Os acessos de ambulância são obrigatórios e padronizados, já que são carros altos e as medidas comuns de arquitetura não as contemplam. Enfim... Um monte de erros que resultaram em uma morte. Meus sentimentos à família.

    ResponderExcluir
  13. Muiiiita coisa ainda tem que melhorar ali , infelismente seu pai foi o primeira a acontecer esse fato , fora as pessoas que morreram tentando construir esse shopping , acho que a coisa mais errada daquele shopping é pessoas ali dentro sem experiência Pow , Eu realmente vou sempre preferir o Shopping Recife na Boa ? Alguém já morreu no Shopping Recife ? Nunca , eu te dou toooda razãao vocêe ta muito certo de posta pra toodos verem , sei que naão ta postando pro mal do Shopping mais Ta postando para alertar as pessoas , aconteceu com seu Pai , pode acontecer com qualqer outra pessoa .Esse fato de tomaram o ceeeelular ? desculpa o palavrãao mais PUTA QUE PARIU , se eles da loja não sabiam socorrer porqueee não deixou ele chamar socorro peeelo celular ,que odeeio sinceramente ? que odeeeio dessas pessoas maldosas , pensaram na loja , não na vida que tava se perdendo ali naquele exato momento .

    Laais Ferreira ):

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem te garante que nunca morreu ngm no shopping recife? Se tu soubesse como as coisas são abafadas...
      O Riomar tá errado? Tá! Mas daí a dizer que o outro é perfeito, também não né? Os donos do Shopping Recife são tão ou mais poderosos que JCPM.

      Excluir
    2. Mortes nunca aconteceram, mas assaltos a mão armadas são frequentes, inclusive estupro nos banheiros, parente meu q trabalhou durante muitos anos.

      Excluir
    3. Alguém disse: "Os donos do Shopping Recife são tão ou mais poderosos que JCPM."

      Caso alguém não saiba, os donos do Shopping Recife SÃO o próprio Grupo JCPM, além de mais três empresas.

      E caso alguém também não saiba, além do Shopping RioMar e Shopping Recife, João Carlos Paes Mendonça também é um dos "donos" dos Shoppings Tacaruna, Plaza e Guararapes.

      Excluir
    4. kkkkkkkkkkkkkkk, não fui eu quem colocou a continuação, mas ficou legal, apesar de já ter recebido tudo do contratante.

      Excluir
  14. Vi seu pai sendo socorrido e a maca correndo pelo hospital. Torcemos pra que desse tudo certo. Uma pena que não tenham feito o socorro adequado. Força!

    ResponderExcluir
  15. Trabalhei numa das lojas no Rio Mar, e realmente concordo q o Rio Mar não tava pronto pra abrir, e dessa caminhonete Hilux da segurança tow lembrado dela sim, circulava todos os dias por lá, em relação ao sinal de cel, é péssimo mesmo, só em alguns lugares q o cel pega!

    ResponderExcluir
  16. A vida do seu pai, não pode ser ganha outra vez, mas para evitar que a impunidade seja estimulada, é um dever cívico do prejudicado instaurar uma ação de perdas e danos morais.

    PROCESSO NELES!!

    ResponderExcluir
  17. Realmente é de ficar revoltado, o fato da fatalidade do Pai do Bernardo é apenas mais uma das provas da falta de estrutura e preparo para se inaugurar um shopping...como ele falou que não havia bombeiro preparado, realmente estes bombeiros que trabalham nos shoppings não são preparados pra emergências deste porte, como estes foram os primeiros dias de funcionamento do estabelecimento a administração deveria solicitar a permanencia de pelo menos 1 viatura do Corpo de Bombeiros Milita1 no local, pois nas viaturas tem todos os equipamentos necessários para fazer primeiros socorros e eles são treinados para usar desfibriladores...Gostaria de expressar meus sentimentos a familia do bernardo e que realmente pelo menos este fato sirva de melhoria e exemplo para outros eventos deste porte.

    ResponderExcluir
  18. Absurdo!
    E o pior é que ainda vai ter idiota defendendo o shopping.
    Se um shopping com esse quilate moveu céus e terras em sua abertura, deveria pelo menos ter os REQUISITOS MÍNIMOS que um ambiente público deve ter para funcionar!
    Sei que o dinheiro ($) vai falar mais alto e esse caso vai ser abafado em breve, mas não custa nada compartilhar para que muitos tomem ciência do ocorrido.

    ResponderExcluir
  19. Suelene Arcoverde

    Em primeiro lugar querido q Deus possa dar a vc e sua família o conforto que vcs estão necessitando nesse momento, pois por mais que eu queira não posso imaginar tamanha dor e tristeza que estão sentindo agora. É uma situação absurda esse tipo de ação era pra ser planejada ainda no projeto, eles esperam que aconteça um fatalidade pra q tomem alguma providência e pedimos a Deus que realmente seja tomada pois nada que fizerem vai mudar e nem diminuir o acontecido "infelizmente" porém evitará que aconteça novamente....Finalizo despojando a vc e sua família meus sentimentos, fiquem na paz de Deus!!!

    ResponderExcluir
  20. Eh uma pena, lamento o ocorrido esse senhor...
    Mas nao posso deixar de falar que a galera do Shooping Recife eh que deve ta gostando de todas essas fatalidades envolvendo o nome do Rio Mar, hein?
    Suspeito ate que alguns desses cments sejam de lojistas de la, despeitados...
    O acontecido foi uma fatalidade gente.. Vamos deixar de hipocrisia e valorizar um pouco o que chega de novo em nossa cidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso porque não foi com o seu pai ou com alguém da sua família!

      Excluir
    2. Eh verdade.. Desculpem minha palavras

      Excluir
    3. Amigo, eu so lamento sua perda...realmente lastimavel...mas se e para fazer valer a pena todos esses desrespeitos a vida alheia, deixemos de frequentar essas porcarias de SHOPPING CENTERS...esse enlatados americanos, onde a ideia e magnifica quando bem feita e bem executada, contudo, devemos lembrar que estamos no BRASIL e ainda mais, estamos no RECIFE, onde aqui, nao existe fiscaliacao seria e competente para avaliar os riscos de um empreendimento dessa grandeza...isso vale tambem por exemplo para os Estadios de Futebol, onde se aglomera uma grande quantidade de gente e numa eventual emergencia, e ai onde se consegue ver os defeitos....nao frequentem esses lugares e com isso, acreditem...ele farao as modificoes necessarias para receber as pessoas novamente....

      Excluir
    4. Até parece que o dono do recife não é o mesmo dono do Rio Mar!
      JCPM!!!

      Excluir
    5. GOSTARIA DE SABER QUEM FOI O ENGENHEIRO QUE FEZ O PROJETO DA OBRA QUE UMA AMBULANCIA NÃO TEM ACESSO PORQUE TEM TETO ALTO. ISSO DEVERIA SER ANALISADO ANTES MAISSSS COMO ISSO EH BRASIL FAZER O QUE HEIN

      Excluir
  21. Lamento a perda irreparável de um ser humano.
    Entretanto, ainda que todos saibamos como na verdade são as inaugurações, ainda mais deste vulto e em final de governo, confio que os responsáveis pelas mudanças procedam devidamente corrigindo as imperdoáveis falhas. Pois certamente dentre estes existem ainda os que ainda que mercenarios ou insensiveis tem um mínimo de discernimento para enxergar que não manterão seus empregos e lucros se as devidas reformas não forem feitas para se evitar outras ocorrências similares.

    ResponderExcluir
  22. Sei que não vai trazer nenhum conforto pra você nem para sua família, processe o Rio Mar e a Le Biscuit. Será uma forma de punição aos "culpados".

    Força para você e sua família,que Deus conforte seus corações!!!!

    ResponderExcluir
  23. Em primeiro lugar,
    que papai do céu dê força pra toda a família.
    Que absurdo o shopping tão renomado não ter o mínimo de preparo tanto de pessoas quanto de equipamentos e meios de transportes para esse tipo de situação, e é inacreditável como um fato desse não eh divulgado.

    ResponderExcluir
  24. Que Deus proteja o seu pai, e que apesar de todos os empecilhos que fizeram com que as suas chances de sobreviver fossem diminuídas, que você e sua família possam entender que nada nessa vida é por acaso, chegou a hora dele assim como a nossa um dia vai chegar. Muita força ai, e que a justiça possa ser feita. Não se pode deixar uma coisa dessas assim, esse shopping merece ser processado pelos danos que causou a você a sua família.

    ResponderExcluir
  25. Aconteceu algo semelhante no Shopping Manaira.

    So que a pessoa em questão estava só, passou mau dentro do Shopping e foi carregada pra agonizar fora do shopping, assim "livrando" o shopping da responsabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio, você é mais um aloprado desse cordão de miséria.

      Excluir
  26. Pra refrescar a memoria, no inicio da obra , esse Shopping de Paes Mendonca foi autuado pelo Ministerio do Trabalho por explorar mao-de-obra escrava. Meses depois, apareceu um instituto do Canada (que ninguem nunca ouviu falar) pra contemplar a obra do RioMar com uma certificacao de boas praticas de relacoes com os funcionarios e com a comunidade. So sendo piada ! Aterraram o mangue, funcionarios comendo comida estragada, etc. Sera que compraram a certificacao ?! Se nao houver cobranca da sociedade, a exploracao e o desrespeito vao continuar. Coragem, amigo. Imagino a pressao que voce esta recebendo pra retirar este post. Mas se assim o fizer, perdera a sua credibilidade, alem de outros atributos.

    ResponderExcluir
  27. Alo Ministério Público de PE, bora trabalhar e interditar esse shopping até terem estrutura para atender às emergências!

    ResponderExcluir
  28. Acredito que o Ministério Público deve sim intervir no funcionamento deste shopping... Estive lá sexta e foi um verdadeiro inferno pra chegar, permanecer e sair do local... e meus pêsames pela morte de seu pai.

    ResponderExcluir
  29. Me respondam uma coisa, qual é a lei que proibe "falar mal" de Paes Mendonça em Pernambuco ?! Powrran, todo mundo se caga de medo pra fazer uma crítica, E MERECIDA, a esse cidadão ?! Será ele um deus ?! Políticos; jornalistas, não vai aparecer ninguém pra denunciar os erros desse senhor ?! E ainda dizem que o pernambucano é metido a arroxado. Quero ver agora !

    ResponderExcluir
  30. E agora? Vai ser o JC "Orgulho de ser nordestino" PM que vai determinar o que é certo e o que é errado? Em qualquer lugar sério há preocupação com a imagem a ponto de se prover uma estrutura organizada para que as pessoas gastem seu dinheiro tranquilamente. Aqui, nesses casos, abafa-se o acontecido e maquia-se a verdade para que a imagem seja preservada a baixo custo... Isso não é ser capitalista, é ser escravo do capital e da mesquinharia...

    ResponderExcluir
  31. Sou do contra e sei disso, mas acho um exagero de notação culpar o shopping pela fatalidade de o cara ter morrido.

    "O índice de morte, na primeira hora, após o início dos sintomas do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é de 60% no Brasil"
    [http://www.boehringer-ingelheim.com.br/conteudo_imprensa_texto.asp?conteudo=12&texto=1148]

    nesse mesmo texto fala que 51% dos pacientes chegam mortos ao hospital.

    ai eu pergunto é culpa do riomar? é responsabilidade do riomar mudar as estatisticas? ou eles deveriam garantir uma equipe cirurgica de plantao pra todo tipo de eventualidade?

    o cara morreu, foi uma fatalidade, mas o fato de ter sido no riomar foi coincidencia.

    poderia ter sido na praia (ai seria culpa da prefeitura que nao tem postos de atendimento suficientes)

    ou num estadio de futebol (ai seria culpa do clube que da atenção so aos jogadores e a torcida se fode)

    poderia ser até em casa, ai ele reclamaria do transito ou da demora do samu e novamente a culpa seria da prefeitura.


    vamos partir do principio da razoabilidade antes de sair colocando culpados na historia...

    se atropelarem uma pessoa a caminho do shopping é culpa do shopping?

    e se a pessoa morrer antes de chegar a ambulancia? ainda é culpa do shopping?

    e se a pessoa morrer depois de passar pela cirurgia, por uma infecção hospitalar qualquer? é culpa do hospital?

    quando é que a culpa é do atropelador, ou da pessoa que foi imprudente ao atravessar a rua?



    uma pessoa que tem ataque do coração tem pre disposição genetica ou por estilo de vida a isso...

    as circunstancias do momento em que acontece podem ser agravantes, mas voce nao pode dizer que sao culpadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior do que uma mentira, só mesmo uma "meia-verdade". Você está distorcendo o fato. O título do post atesta: foi uma fatalidade. Mas empreendimentos como o Shopping Rio Mar precisam e DEVERIAM estar preparados para dar respostas mínimas a ocorrências como essa. Para se ganhar dinheiro, como Paes Mendonça e outros investidores querem, é preciso um investimento mínimo em segurança e infraestrutura. O que ocorre no Brasil são casos de capitalismo sem riscos. Renúncias fiscais (liberação de pagamento de impostos) e falta de fiscalização por parte do Estado. À família, sinceros pêsames. Mas que essa morte sirva de lição. Vamos exigir SEGURANÇA desse Shopping.

      Excluir
    2. em momento algum o texto aponta o shopping como culpado! sou médica e realmente a mortalidade da doença coronariana é altissima mas vários estudos comprovam que o inicio rápido da massagem cardiaca e o uso do DEA ( desfibrilador simples e auto-explicativo que pode ser utilizado por pessoas sem conhecimento em saúde)aumentam bastante a sobrevida dos pacientes! em alguns paises é obrigatório em locais de grande circulação de pessoas! no brasil já ha um projeto( http://www2.camara.leg.br/agencia/noticias/SAUDE/409366-PROJETO-TORNA-OBRIGATORIO-DESFIBRILADOR-CARDIACO-EM-LOCAIS-PUBLICOS.html )!

      No Shopping Recife existe esse aparelho e ele já foi utilizado com sucesso! A grande mortalidade da doença não minimiza o alerta!

      Excluir
    3. Cara, se o pai do Bernardo poderia ter morrido com um ótimo atendimento? Sim, poderia, mas o fato é que isso não desfaz a situação esdrúxula a qual foi prestado os socorros a ele. E digo mais essa bosta de shopping é culpada sim, o mínimo que deveria ser prestado não foi. Há e por sinal, você queria ser socorrido na caçamba de uma caminhonete? Se liga aí!!!

      Excluir
    4. ô idiota, infecção hospitalar é culpa do hospital sim.

      Excluir
    5. Concordo com você! Quem garante que os primeiros socorros não foram realizados da forma adequada? O filho nem viu, não estava na loja, quando aconteceu. Está baseado no relato de outros. E, aqui para nós, quando somos parte envolvida em uma situação como essa, tudo nos parece inadequado. Se o ocorrido necessitada de um transporte rápido ao hospital, que importa que tenha sido num carro ou numa ambulância? Se o carro estava mais próximo da vítima, melhor que fosse no carro. As pessoas tendem a aumentar e agravar toda e qualquer situação. Foi uma fatalidade, e como você disse, poderia ter acontecido em qualquer lugar. Infelizmente, foi num shopping, que na verdade, não tem obrigação de ter uma unidade hospitalar instalada. Ela tem obrigação de prestar primeiros socorros e chamar o socorro adequado. E, pelo que li, isso foi feito. Obs.: Ainda não fui ao referido shopping.

      Excluir
    6. em um carro ou numa ambulância? CLARO que em uma ambulância, onde existem os equipamentos adequados para os primeiros socorros.

      "Ela tem obrigação de prestar primeiros socorros e chamar o socorro adequado. E, pelo que li, isso foi feito."

      Qual foi a parte de que o pai de bernardo foi levado pro hospital NO CARRO DE UM SEGURANÇA que você não entendeu? santa burrice.

      Excluir
  32. ABSURDOO esta morte poderia ser evitada !
    Total falta de Planejamneto ,isto tem que ser abordado em vários outros meios !
    MUITO BEM,vocês deste Blog !! quem sabe não irá chegar em rede nacional , talves com isso poderá mover algum dos responsáveis do shopping ou de algum orgão que possa mutar este shopping !
    Lais H.

    ResponderExcluir
  33. Porra, só pode ser uma maldição, tudo acontece nesse shopping, se eu fosse o dono ia logo providenciar um pai de santo, já vi que Don Fernando benzeu mas não tá com nada

    ResponderExcluir
  34. Fiquei em choque quando vi seu pai passando na maca, força que você supera. Abraço.

    ResponderExcluir
  35. Anonimo ai em cima.. Se o atendimento tivesse sido apropriado, e o paciente nao tivesse sido carregado para o hospital em uma caçamba de caminhonete, ao menos teria 40% de chance de sair bem. Você é um idiota meu amigo. Pessoas como você é que me deixam com vergonha de ser recifense, uma cultura elitista dominada por poucos individuos, que controlam tudo na cidade, desde a justiça a midia.

    ResponderExcluir
  36. CADE OS MEIOS DE COMUNICACAO (TV, RADIO E JORNAL) NAO VIU E NAO SOUBE, QUANTO SERAH QUE CUSTOU O SILENCIO......................

    ResponderExcluir
  37. Pernambuco e sua máquina desenfreada de fazer dinheiro, e muitos PERNAMBUCANOS ao invés de se voltarem contra essa situação, o que fazem? NADA, APENAS DÃO AS CONDOLÊNCIAS À FAMÍLIA, E CONTINUAM INDO AO MUNDO CONSUMISTA E CAPITALISTA. Queria ver se fosse em um país de 1º mundo, se o Shopping ainda estaria de portas abertas e digo que não e sabe porquê? Porque nesses países existem leis que são cumpridas. Cadê o plano piloto de segurança do Shopping? Cadê a vistoria de segurança pela prefeitura? Aqui me resta deixar os pêsames ao jovem Bernardo Barbosa, e saber que terei que conviver com esse tipo de risco desnecessário. Fica a dica, poderia ter sido qualquer um de nós.

    ResponderExcluir
  38. Sinto por você e sua família.
    Eu estive no shopping Rio Mar. Existem paredes com a fiação exposta, sem as devidas tomadas e isso é perigo.A praça de alimentação está inacabada e com muito ainda por fazer...
    Na verdade, inauguraram o shopping sem que estivesse preparado para receber o público, o que pode trazer acidentes de graves consequências.
    Além disso,pelo que houve com a sua família, seu pai, está mais que comprovado que existe um despreparo muito grande do empreendimento recém inaugurado.
    Mais uma vez, sinto por você e sua família.

    ResponderExcluir
  39. Estive no shopping nesse sábado e vi a forma irresponsável que esse shopping abriu as portas. Fios pendurados no teto e no chão, operários fazendo reparos no meio do shopping com escadas, chão molhado em diversas partes, lojas sem aceitar cartões de créditos porque celulares não funcionavam e etc... Não é atoa que aconteceu esse tipo de coisa um falecimento mas que poderia ter sido talvez evitado se o shopping estive preparo responsável para receber seus milhares de pessoas q circularam nos seus primeiros dias.

    ResponderExcluir
  40. Ñ devemos ficar calados, temos q colocar a BOCA NO TROMBONE, sair colocando na INTERNET p/q possam tomar conhecimento. ABAFAR NUNCA !!! FOI UM PAI DE FAMÍLIA, UMA VIDA Q SE FOI, basta de tanta IMPUNIDADE no NOSSO PAÍS. Todo SHOPPING devia ter um local reservado p/ ATENDIMENTO MÉDICO DE URGÊNCIA e um TRANSPORTE DISPONÍVEL e apropriado,totalmente equipado p/OS PRIMEIROS SOCORROS. [2]
    JA FIZ MINHA PARTE COMPARTILHANDO O LINK NO FACE.. VMS COLOCAR A BOCA NO TROMBONE MEEEEEEESMO!! ABSURDO ISSO ¬¬

    ResponderExcluir
  41. Se fosse uma empresa pequena de um cidadão comum jamais dariam a licença de funcionamento sem que todos os rqjopamentos e procedimentos estivessem dentro das normasas como se ttata de um shopping do todo poderoso João Carlos Paes Mendonça, presodente do poderoso grupo JCPM, aquele mesmo que tem "Orgulho de ser Nordestino, tudo é liberado facilmente. Onde estava a prefeitura, bombeiros, CREA e todos os órgãos que deveriam fiscalizar essa e todas as obras? Será que.essa família de Nordestinos sente algum orgulho do Rio Mar?

    ResponderExcluir
  42. Se fosse uma empresa pequena de um cidadão comum jamais dariam a licença de funcionamento sem que todos os rqjopamentos e procedimentos estivessem dentro das normasas como se ttata de um shopping do todo poderoso João Carlos Paes Mendonça, presodente do poderoso grupo JCPM, aquele mesmo que tem "Orgulho de ser Nordestino, tudo é liberado facilmente. Onde estava a prefeitura, bombeiros, CREA e todos os órgãos que deveriam fiscalizar essa e todas as obras? Será que.essa família de Nordestinos sente algum orgulho do Rio Mar?

    ResponderExcluir
  43. SO TEM GENTE LIGADA AO SHOPPING RECIFE COMENTANDO AQUI!
    QUEREM ACABAR COM O SHOPPING RIO-MAR PARA NAO TER CONCORRENCIA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou um cidadã, que pago meus impostos (altos) e não falo por esse ou aquele shopping.Esses comentários são de pessoas que pensam em uma sociedade mais justa e que deve lutar pelos seus direitos.

      Excluir
  44. SEISCENTOS MIL~HÕES FORAM POUCOS PARA CONSTRUIR O SHOPPING...QUASE UM BILHÃO DO BNDES...ESSE DINHEIRO É SEU...É MEU..É NOSSO...É DO POVO SEM CASA E SEM COMIDA,,...ISSO É UMA VERGONHA......E A SOCIEDADE PSEUDO BURGUESINHA APLAUDINDO DISCURSOS E MAIS DISCURSOS NA INAUGURAÇÃO...É TUDO CRETINISSE E SACANAGEM....E LÁ SE FOI UMA VIDA....DINHEIRO DO POVO MAU USADO.....

    ResponderExcluir
  45. COITADO DO DONO DESSE SHOPPING.. BOMBARDEADO POR TODOS..
    O CARA EH RICO, PODERIA TER INVESTIDO EM OUTRA CIDADE.. ESCOLHEU RECIFE, PROPORCIONANDO EMPREGOS A POPULACAO, E AS PESSOAS SO FAZEM ELE PENSAR QUE FEZ UMA GRANDE MERDA INVESTINDO EM UM ESTADO QUE NAO DA VALOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado JCPM!! Tenho pena dele tb! Mas orgulho de ser nordestino!

      Excluir
    2. Não dá valor só se for pra você. Recife é uma cidade muito bonita e dá tem muito valor. esse shopping poderia esta em qualquer outro lugar, se tiver de acontecer uma fatalidade a culpa pode ser do shopping, pois o erro foi deles de não oferecerem uma estrutura adequada. O Recife não tem nada com isso, deixa de falar merda aí.

      Excluir
    3. O dono do shopping já investiu bem nessa cidade sendo dono de quase todos os shoppings da região (Tacaruna, Recife, Guararapes, Plaza e RioMar). Ele não veio fazer caridade aqui. Ele veio pra cá por que teve apoio para se instalar. E se ele fez (ou sua equipe) trabalho mal feito ao inaugurar um shopping que não estava 100% e por isso um homem morreu, como a história conta, ele deve ser responsabilizado.
      Deixemos de hipocrisia!

      Excluir
    4. E UM SHOOPING 100% TERIA O QUE? UMA UTI?
      TUDO AGORA QUEREM CULPAR O SHOPPING.. E SE ELE TIVER PEGO ENGARRAFAMENTO NA PONTE DO PINA?

      Excluir
    5. Paes Mendonça não escolheu Recife para fazer o Rio Mar por ser caridoso, não. Pernambuco é o PIB que mais cresce no Nordeste e no Brasil. Ele quer investir o mínimo e lucrar o máximo, como a grande maioria dos capitalistas. Vejam nas empresas de comunicação dele. Lá, não se pagam horas-extras. O Ministério Público do Trabalho tá botando quente nele. Salários, são irrisórios. Nós pensamos que jornalistas; radialistas, todos famosos, ganham muito bem. Que grande engano ! Agora mesmo, os donos de jornais; rádios e TV's ofereceram ZERO por cento de reajuste. Depois de muito acocho, ofereceram menos de SEIS por cento, bem menos do que a inflação do perído. Resumindo, não tem boquinha, não ! Patrão, é patrão, empregado, é empregado. Cada um que se bula pelos seus interesses.

      Excluir
    6. trabalhador de radio detected ^

      Excluir
    7. E trabalhador de rádio não pode falar não, é ?! Somos escravos ?!

      Excluir
  46. A coisa tá ficando feia pra mim. Pressão por todos os lados. Não vou ceder um milímetro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parabens por nao ceder kkkkkkk

      Excluir
    2. Seja como KOO de sapo: mesmo que passe um carro por cima de você, NÃO ABRA !

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk peide, mas jamais cague

      Excluir
    4. Não ceda não. Já é um absurdo proibirem a notícia de ser veiculada, ainda tentarem te pressionar a retirar tua matéria é pior ainda....não desista, tem muita gente que apoia tua iniciativa. E se quiser iniciar um movimento para denunciar a pressão que vens sofrendo, pode contar com o meu apoio.

      Excluir
    5. com o apoio de ceclia e mais R$ 2,10 vc anda de onibus

      Excluir
  47. o dono do blog quer que a galera tenha pena dele e que elogie ele ter postado isso... ok, parabens dono do blog que ninguem nem conhece

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahauhaauhau coitado do cara.. estagiario é sem grana po

      Excluir
  48. Nunca na historia desse pais esse blog foi tao movimentado..
    Ah, eu sei porque.. Porque o texto nao foi escrito pelo dono do blog!
    kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fraquinho demais.. Ate na piadinha de ixcrever erradi

      Excluir
    2. 20 minutos de fama em cima de um pobre morto... concordo com o anonimo

      Excluir
    3. Não tô nem aí pra fama. Fiz minha parte para divulgar o ocorrido. E não 20 minutos de fama: já tô nessa baladinha há mais de um ano e, graças a God, a tchurma reconhece meu trabalho. Desculpa por ter colocado na pauta do Recife um assunto tão importante e que não vai estar no jornal que você lê. Prometo que nunca mais faço isso, ok? Bêjo na orelha.

      Excluir
    4. okay okay.. estagiario social é o nelson rubens do recife kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    5. Ele posta #MendigandoFama no twitter e vem com essa aqui no blog, que nao ta nem ai pra fama... senta la claudia

      Excluir
    6. Não fui eu que pedi. Lê o Twitter direito, man! ;)

      Excluir
    7. twitter em ingles mericano se le twirer

      Excluir
    8. Gente, dá pra parar de reclamar e se esconter atrás da covardia de ser "anônimo"? Se não gostou da matéria ou achou o que seja, se identifique e dê a cara pra bater. Constituição Federal, Art. 5º Parágrafo IV "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato".

      Excluir
    9. Se os anonimos pararem de comentar, ficaras apenas com teus posts, querido!

      Excluir
  49. Ainda não fui e não irei nem tão cedo; prefiro esperar um pouco, vamos torcer para que restabeleçam logo essas pendências, para que pelo menos um socorro adequado o consumidor tenha direito, caso precise!
    E vamos divulgar sim, só desta forma as coisas mudam! Vou compartilhar no face, já que vi essa notícia lá, no de uma amiga!

    ResponderExcluir
  50. Não tem haver se o shopping foi inaugurado essa semana ou a 100 anos. O importante é que se tem que ter uma equipe preparada (como manda a lei) para atuar em casos como esse. É legítima a súplica para que casos como esses não voltem a ocorrer... A questão não é fechar o shopping, mas responsabilizar por algo que foi culpa da administração (ou quem de direito). A vida desse senhor não vai voltar com isso, mas quando se faz esses coisas serem debatidas e os responsáveis punidos se pensa duas vezes antes de se negligenciar algo tão importante mais uma vez. Dessa vez foi esse senhor no RioMar. Mas quem garante que não pode ser eu ou você, que esta lendo, que vai passar mal em um shopping, loja, centro comercial, aeroporto, teatro, cinema, faculdade ou mesmo na rua, e que vai haver alguém, uma equipe de socorro pra poder te garantir uma sobrevida, ou mesmo ser a sua única chance de vida? Tem que se pensar nisso...

    ResponderExcluir
  51. Sou taxista e circulei no rio mar durante esses dias. Lembro que no dia da inauguração haviam 03 ambulâncias paradas na porta do shopping e uma equipe de socorristas de plantão, lembro fácil disso por que o uniforme deles se destacava na multidão, na terça e na quarta eu continuei vendo a mesma equipe mas apenas uma ambulância que acho pertencia a empresa contratada, já que nem os uniformes, nem a ambulância tinham a marca do riomar. já na quinta e na sexta essa equipe não estava mais. Será que os brigadistas contratados pelo riomar estão realmente preparadados para exercer tal função? Cade a equipe de socorristas que estava lá no início era apenas para o caso do governador passar mau ou mesmo o senhor João Carlo?
    Como é que foi gasto tantos milhões em uma obra tão grandioza e se esquece do principal a segurança dos clientes? Talvez se o cidadão que sofreu a fatalidade tivesse sido atendida por uma equipe especializa e não um turma de faz de conta poderia estar vivo pra contar a história.

    Fica a dica!

    ResponderExcluir
  52. Bombeiros??? Bombeiros civis não são bombeiros! Eles não estão preparados para proteger a vida alheia, não sabem nem fazer massagem cardíaca, o curso que fazem é rapidíssimo, entram em pânico quando realmente são solicitados e ainda querem passar a imagem de que são "bombeiros". Um absurdo! E, no caso concreto, um absurdo atrás do outro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento em ter que dizer isso, mas os bombeiros civis, ou brigadistas, em sua maioria, são treinados e preparados. Obviamente que os bombeiros militares possuem bem mais tempo e rigor de treinamento e experiência que os civis, mas não existe como suprir a demanda de todos os shoppings com equipes militares. Existem alguns cursos preparatórios, até mesmo de socorro aéreo, e os que eu tive conhecimento preparam muito bem os brigadistas. Talvez não tenham contratado profissionais com o mínimo de experiência, e aliado a isso não deram a estes uma estrutura mínima para exercer o socorro. Uma pena.

      Excluir
  53. Fiz uma loja neste shopping, e desde o inicio a preocupação com a segurança sempre veio em primeiro lugar, havia uma kombi ambulância do proprio shopping a disposição, sendo inclusive usada no socorro ao operário que morreu no mes de Agosto/ 2012. O grande problema foi que, o entorno do shopping não estava preparado para essa demanda, haja visto que durante as obras eu passava até 20, 30 minutos para entrar no shopping para trabalhar, e esse caos já se mostrava bem real. Agora cabe a prefeitura resolver este problema, pois o empreendimento não pode ser fechado agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. continuacao.. senao eu perco meu dinheiro

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkk, não fui eu quem colocou a continuação, mas ficou legal, apesar de já ter recebido tudo do contratante.

      Excluir
  54. Seja forte e corajoso!Não fique desanimado,e nem tenha medo,por quer eu sou o SENHOR,e seu DEUS,estarei com você em qualquer lugar para onde que for!9(Josué 1:9)
    Palavras não pode expressar qualquer tristeza nesse momento.
    Mas é muito triste ter acontecido do jeito q aconteceu,mas eu creio que as coisas acontecem quando tem que acontecer, tudo tem sua hora e seu dia.
    E só DEUS sabe de todas as coisas.
    Fique na paz... Vivian Elânia.

    ResponderExcluir
  55. Um absurdo um shopping deste porte não ter estrutura e profissionais adequados para atender a emergências como estas.A correria para abrir o shopping e ganhar dinheiro foi tão grande e gananciosa, que um serviço essencial como este ficou em falta.

    Todos os lugares que aglomeram muita gente precisam ter uma equipe de emergência para este tipo de acontecimento!!

    Paes Mendonça,gasta teu dinheiro na segurança do shopping,ajeita os banheiros,organiza aquele estacionamento e tenha uma boa estrutura para atender as pessoas que fazem o seu negócio acontecer!!!!!!

    ResponderExcluir
  56. Nada do que possa ser dito ou escrito trará o pai do rapaz de volta. Porém, o que deveria ser feito era um abaixo assinado, assim como foi feito para a lei da ficha limpa, a fim de criar uma lei que obrigasse qualquer ambiente com grande fluxo de pessoas e saidas limitadas, assim como no shopping riomar a ter um serviço de atendimento de primeira qualidade. Só uma parte de todo lucro que eles tem com estacionamento ja daria pra pagar tudo isso.
    Att,
    Tiago Ribeiro

    ResponderExcluir
  57. Sinceramente, não acho que Recife ganhou presente nenhum com esse shopping!
    Muita gente comenta que é lindo, etc. Não fui, e não quero ir de jeito nenhum.
    Sua construção destruiu belezas naturais, eu sinto muito ter que passar na ponte do pina e avistar o Rio Mar, gostava mesmo era de ver o Rio e o manguezal.
    Tudo que for construído contra a lei da natureza não pode ser bom,
    lamento o caso, lamento demais a existência desse shopping desde sua construção.

    Lamento também as milhões de pessoas que criticam o shopping e lá estão!

    E outra, pernambucano sabe demais dar valor ao que tem, sabe tanto que cuida do que é seu, e não fecha a boca por dinheiro nenhum (é claro que existem exceções!)

    ResponderExcluir
  58. e não tem nenhuma filmagem porq não devem ter deichado filmar

    ResponderExcluir
  59. Minha amiga trabalha lá, estava de plantão na emergência do RHP, e confirma que o senhor já deu entrada morto. O óbito foi declarado lá mesmo, no hospital, a fim de evitar que o corpo fosse paro o IML, mas que de fato, ele já havia falecido.

    ResponderExcluir
  60. triste isso.
    meus pêsames ao rapaz,minha mãe morreu a um mês...
    sei o que é perder alguém especial.

    ResponderExcluir
  61. Eu realmente não fiquei sabendo disso, tão eficazes foram os esforços para esconder o fato.
    Dá para você mandar o html da postagem para eu publicar no meu blog (minhalinguaeeu.blogspot.com)? Citando a fonte, é claro. Coisas assim devem ser divulgadas, já que a grande mídia se esforça por esconder.
    Obs.: É que copiando direto da página, a formatação da postagem fica toda desajustada no blogger.
    Em todo caso, independentemente da resposta, agradeço desde já e estou divulgando.
    Diogo Xavier
    dx_fragoso@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. Em todo caso, vou fazer minha própria cópia original da página dele. ;)

      Mas sério, estou muito comovido com a dor da família. Dói ainda mais saber que talvez ele ainda estivesse vivo, não fossem o despreparo da equipe a falta de estrutura. Mais absurdo ainda é a omissão da mídia. Vergonha!


      Excluir
    2. Foi um anonimo quem postou... Publique sim! Esse anonimo que esta brincando desde hoje postando coisas aqui!

      Excluir
    3. Vc se refere a mim???
      Vou parar de postar, estou com medo de reconhecerem a minha letra kkkkkkkk

      Excluir
    4. Oi? Cadê a resposta? Ficou invisível. rsrs

      Excluir
  62. Presto meus sentimentos à família do Bernardo. Esse post é de grande importância. Você tem meu apoio e solidariedade pra não apagá-lo. Se você perder sua bolsa de estágio, com a quantidade de pessoas que vai ler esse post, você se recoloca no mercado rapidinho! Não ceda às pressões! Esse tipo de notícia PRECISA ser veiculada. É um absurdo, falta de planejamento e preparo não haver uma ambulância a postos para emergências, sem falar de socorristas preparados para prestar socorro a qualquer tipo de incidente. Fica de reflexão para nós!

    ResponderExcluir
  63. Fui nesse shopping na quinta e vi uma desorganização na saída, um engarrafamento do kct e fora que o banheiro é podre, fede a esgoto, até força tava estourada no banheiro feminino. A porta do elevador não fechava e o assessorista tinha que fechar com as próprias mãos. Uma bagunça!!!! É muito bonito mas precisa de ajustes pra atender a população, já que aquilo só vive lotado.

    ResponderExcluir
  64. Sinto muito ! Estarei orando pela família.

    ResponderExcluir
  65. Esse caso deve ser encaminhado ao Ministério Público e deve ser cobrado das autoridades providências.

    ResponderExcluir
  66. Força brother, entendo sua revolta, deve ser péssimo perder um ente querido desta forma, ainda mais pela irresponsabilidade dos profissionais, falta de estrutura para tal ocorrência. Reza pela alma do seu pai, garanto que ele não quer ver você revoltado, ele precisa de paz, onde quer que ele esteja. Deixa que o Poder Público resolva isso, mas sua parte é essa: Divulgar para que outras pessoas não passem mais por nada semelhante a isto e rezar todo dia e quando voce se lembrar, seu pai precisa disso no momento, nada mais que isso! Valeu

    ResponderExcluir
  67. Venho me solidarizar com o rapaz que perdeu o pai. Poderia ser o meu ou de qualquer outro cidadão. É lamentável saber que o terceiro maior shopping do país não tem condições de socorrer uma pessoa. Absurdo! Um completo descaso!

    ResponderExcluir
  68. Não te conheço, mas de verdade eu sinto muito,estarei apresentado vc e sua família nas minhas orações p/q Deus conforte os corações.

    ResponderExcluir
  69. O rio mar não foi planejado no quesito segurança. Primeiro que pra sair tem que passar dentro de uma favela e muitos garotos ficam circulando no meio dos carro. Deixei a minha moto no estacionamento e roubaram o retrovisor. só tive prejuízo.

    ResponderExcluir
  70. Que Deus possa dar a esta família a PAZ que excede a todo entendimento. Esta é mais uma tragédia que este shopping ocasiona. Nao podemos nos esquecer da grande área de mangue que foi desmatada. Do operário que se acidentou. Quanto vale a VIDA? Precisamos mesmo é exercer o CONTROLE SOCIAL. Não de forma romântica ou utópica, mas sim garantindo nossos direitos. Não somos pobres mortais. Somos CIDADÃOS.

    ResponderExcluir
  71. Bem meu prezado estagiário social. Você apenas arranhou a superfície. Tentativa de abafar? O Rio Mar? O número de operários mortos nos acidentes, durante a célere construção, ultrapassou uma dezena, com facilidade. Tomamos conhecimento de um ou dois, apenas.
    Mas, não o condeno. Se o Shopping Recife consegue abafar tiroteios no Edf. Garagem (há algum tempo) e violência sexual contra menor, pq o Rio Mar não pode?

    ResponderExcluir
  72. Devemos aprender a escolher melhor os espaços que frequentamos...
    Deixem de comprar e vão para as praças recifenses!!!!!!

    ResponderExcluir
  73. Um monte de comentário baseado em suposições. Quem garante que os primeiros socorros não foram realizados da forma adequada? Por favor, o relato de alguém que estava na loja na hora do acontecido. O filho nem viu, não estava na loja, quando aconteceu. Também está baseado no relato de outros. E, aqui para nós, quando somos parte envolvida em uma situação como essa, tudo nos parece inadequado. Entendo que, se o ocorrido necessitava de um transporte rápido ao hospital, que importa que tenha sido num carro ou numa ambulância? Se o carro estava mais próximo da vítima, melhor que fosse no carro. As pessoas tendem a aumentar e distorcer toda e qualquer situação. Foi uma fatalidade e, de fato, poderia ter acontecido em qualquer lugar. Infelizmente, foi num shopping, que na verdade, não tem obrigação de ter uma unidade hospitalar instalada. Ele tem obrigação de prestar primeiros socorros e chamar o socorro adequado. E, pelo que li, isso foi feito. Obs.: Ainda não fui ao referido shopping. Lamento pelo ocorrido. Mas, gostaria de afirmar que muitos dos que aqui postaram suas indignações, não muito distante, estarão lá, experimentando o menu do tão falado outback... Assim segue a humanidade e a sua hipocrisia!!!

    ResponderExcluir
  74. "Um monte de comentário baseado em suposições. Quem garante que os primeiros socorros não foram realizados da forma adequada?"

    Meu caro, o artifício de insinuar que as alegações são hipotéticas, como uma tentativa fútil de ser diferente e até "polemizar", é típico de quem não tem o que dizer e não tem condições de refletir seriamente.

    Veja que ele presenciou os incidentes com a ambulância (demora e obstáculos para a saída).

    Se os primeiros socorros são prestados adequadamente em um caso de suposta parada cardíaca, a tendência a a reversão do quadro em uma pessoa que não tenha complicações preexistentes.

    Outra coisa: uma auxiliar de enfermagem pode ter mais conhecimento sobre o uso de um desfibrilador, apesar de não ter autorização para usá-lo nesta situação. Não há razão para que o relato não seja verdadeiro. Se você quer dar o benefício da dúvida a quem supostamente errou, também conceda a quem apontou o suposto erro. Quer ser isento? Então seja, sem hipocrisia.



    "Entendo que, se o ocorrido necessitava de um transporte rápido ao hospital, que importa que tenha sido num carro ou numa ambulância?"

    O questionamento retórico é uma exposição de sua ignorância. É claro que uma ambulância tende a ser melhor opção para a segurança e prestação de socorro no caminho até o hospital. Por que não seria melhor do que em uma "caçamba"? Explico: sem acesso a vasos sanguíneos para ministrar medicação de emergência, oxigênio e desfibrilador; sem uma maca e a proteção mínima no trajeto até o hospital...

    "Infelizmente, foi num shopping, que na verdade, não tem obrigação de ter uma unidade hospitalar instalada. Ele tem obrigação de prestar primeiros socorros e chamar o socorro adequado."

    Verdade, não há a obrigação de manter uma unidade hospitalar em um shopping, mas de dispor de uma unidade qualificada para a prestação de primeiros socorros e facilitar o acesso e saída de veículos (ambulância tb) em casos de emergência.

    Supondo que os primeiros socorros tenham sido prestados no local, certamente não foram na caçamba de uma hilux. É onde sua argumentação falha (na hipótese mais favorável às suas suposições).


    Obs.: Ainda não fui ao referido shopping. Lamento pelo ocorrido. Mas, gostaria de afirmar que muitos dos que aqui postaram suas indignações, não muito distante, estarão lá, experimentando o menu do tão falado outback... Assim segue a humanidade e a sua hipocrisia!!!


    Você tem problemas de aprendizado? Sinceramente, não é apenas um caso de relativização do teor de escalas de valores... Você parece ter dificuldade em perceber o que é contradição de caráter... o mesmo déficit cognitivo afeta a sua "capacidade" de notar onde seu posicionamento contradiz suas intenções, resultando em um eloquente relincho de hipocrisia.

    Olha, apontar uma suposta falha na prestação de primeiros socorros não implica no dever de renúncia à frequentação do ambiente criticado.

    Antes de finalizar, fica uma dica: evite abusar de clichês. Você escreve como uma criança...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Texto bonito, bem escrito e uma defesa apaixonada do que não conheceu ainda. Será coisa de acessoria de imprensa ???
      Falar dos textos e desqualificar as pessoas, não vão apagar um incidente grave, mas voce é pago para isso mesmo.

      Excluir
    2. Quanta erudição e conhecimento jurídico ! Tudo isso revela que és muito bem pago para defender o indefensável. Lamentável, pois JCPM gastaria bem menos se tivesse garantido as condições mínimas de bom funcionamento do RioMar. Como agiu com ganância, vai ter que gastar com você, nobre causídico, e com outros mais, bem capazes. Além de "comprar consciências" por aí. Para muitas pessoas, aonde dinheiro e HOULLA for e não resolver, é porque foi pouco.


      Excluir
    3. Devo mesmo escrever como uma criança... Fico feliz pela observação. Afinal, as crianças são mais sinceras e não estão muito preocupadas em agradar.
      Não estou defendendo o shopping ou coisa parecida, mas, gosto de exercer a justiça e a justiça, ao meu ver, precisa enxergar o todo e não apenas um dos lados.
      Eu entendo o desabafo do filho e até concordo com o mesmo. Afinal, se tivesse sido comigo me posicionaria da mesma forma ou até mesmo mais agressivamente (tendo ou não razão para tal). Mas, o posicionamento definitivo por um dos lados dos demais posts, com base apenas no relato de outros é, no mínimo, descabido (na minha opinião, é claro!)
      Quanto ao transporte, vários podem ter sido os fatores que levaram à decisão do deslocamento em uma "caçamba" como exposto aqui. Eu não estava lá, não sei se foi assim, dessa forma tão cruel.
      O que quis dizer com o meu comentário é que há muita hipocrisia. E, claro, não excluo a minha parte. Todos nós somos hipócritas!!! Os que reclamam da construção da via mangue, o que fizeram para impedir essa obra? Ah, e, por acaso vão deixar de circular pela mesma para preservar a vida nos mangues? Quantos sabiam que existe um mangue por ali? Quantos já foram ver a dificuldade dos habitantes das palafitas daquela área? Os que reclamam da construção de uma hidroelétrica, deixam de usar a energia elétrica e adotam a iluminação à luz de velas em suas casas? Os que reclamam dos engarrafamentos, deixam de usar seus carros para ir à padaria da esquina? Os que reclamam das galerias entupidas, deixam de jogar lixo nas ruas? (Vejo essa atitude diariamente, e não apenas dos "sem cultura" ou dos "sem acesso" à informação, mas das janelas dos carrões que circulam pela cidade). Os que reclamam do Rio Mar, deixarão de ir ao shopping por causa disso ou daquilo? Estão reivindicando de forma correta os ajustes necessários? Acredito que não!
      Não estou aqui para defender o shopping, não tenho interesse nisso. Não pertenço a nenhuma assessoria de imprensa, muito menos à área jurídica. Ao contrário, não entendo nada disso. Sou arquiteta. (Ah! Não participei dessa obra, antes que levantem essa hipótese).
      O que quis dizer com o post é que cansa ver tantos reclamarem da boca para fora de tudo, sem fazer nada de concreto para mudar as circunstâncias, de tomar partido hipoteticamente, mas não fazer a sua parte. Hipocrisia!!!
      Ah! E essa é a minha opinião, tenho liberdade de expô-la onde e quando quiser, com ou sem clichês!

      Excluir
  75. Infelizmente, a vida humana não tem valor algum em todos os sentidos pra quem detem o poder, eles só enxergam $$$$$, pela quantidade de gente que teve na inauguração vai acontecer muitos mais casos,infelizmente.

    ResponderExcluir
  76. Estive no shopping no dia da inauguração e dois dias após para ter noção da quantidade de gente que o shopping recebia. E, com várias lojas fechadas, escadas rolante paradas e muitos locais ainda com fiação à mostra, foram sinais claros de que o shopping não tinha a mínima estrutura para ser inaugurado. Que alias, foi inaugurado por quê? Se não está pronto por que foi aberto ao publico? Sobre a morte do pai do Bernardo meus pêsames, que Deus conforte sua família.

    ResponderExcluir
  77. Só gostaria de saber porque a rede bobo e o JC. não publicaram esse fato tão lamentável. Porque será? meus sentimento a família

    ResponderExcluir
  78. O interessante do Shopping Riomar é que as facilidades conseguidas junto à Prefeitura são plenamente "explicáveis" pelas reportagens do Jornal do Comércio, TAMBÉM PERTENCENTE AO JCPM, tendenciosas aos petralhas.
    Ora, no JC consta até mesmo o Blog do chefe da quadrilha José Dirceu.
    O jornalista Sarmento não se furta de fazer cobertura (?) de assuntos internacionais com viés mais que esquerdista, favorável até mesmo, por que não dizer?, aos torturadores e assassinos do povo cubano. A entrevista mais recente com um "professor" passou ao largo do que ocorre de fato nos países onde a ideologia petralha se instalou !!
    É UMA VERGONHA COMO ESTE GRUPO

    ResponderExcluir
  79. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  80. Cara escrevi um relato nesse mesmo dia sobre as condições dessa desgraça de shopping. Não previ a morte de seu pai, mas tinha certeza que isso iria acontecer com alguém.
    www.facebook.com/ConteudoCabeca
    Se puder ler...
    Meus sentimentos com sua perda.

    ResponderExcluir
  81. Infelizmente shoppings sao "seguros "para compra mas nao para a saúde! pois nao ha preparo algum para urgencias! Minha amiga e eu estavamos no manauara aqui em Mao e a pressao dela aumentou , euperguntei do guarda se havia algum lugar que pudesse medir a pressao dela , pois ela estava com o rostinho vermelho e ele disse : nao temos esse servico! Infelizmente shoppings nao ligam para sua saúde e sim para seu bolso!

    ResponderExcluir
  82. Deus te abençoe Bernardo nesse momento tão complicado...

    ResponderExcluir
  83. Acho que tem muita gente aqui que saiu do foco principal: HUMANIZAÇÃO. Ninguém quer apenas apontar os defeitos do shopping, nem enaltecer as qualidades, a questão levantado pelo Bernardo, é a situação de falta de preparo para socorro médico. Os Brigadistas do shopping (bombeiros civis, não bombeiro militar), deveriam saber fazer o atendimento inicial, usar o desfibrilador, fazer uma massagem cardíaca, coisas de atendimento inicial. E nisso o shopping falou e por isso acho que deveria se retratar. Infelizmente já tem mais de 1500 compartilhamentos o post do Bernardo no facebook, já postaram na fan page do Rio Mar, e nada ainda falaram sobre isso.

    E é onde o Estagiário sabiamente falou ao final do texto do Bernado: "Foi uma fatalidade, você deixou bem claro, mas o shopping tem sua responsabilidade. O alerta foi dado da pior forma possível: com o extremo de uma morte. A lição deve ser estendida a todos os outros espaços que recebem um grande fluxo de pessoas. Gente, questões envolvendo segurança, rotas de fuga e acessibilidade são fundamentais em qualquer obra!"

    ResponderExcluir
  84. Que pena! Meus sentimentos para você e sua famlia...Força e Paz!!!
    Nada trará seu pai de volta, mas eu pensaria em colocar um processo por negligencia do shopping pelo ocorido com seu pai.

    ResponderExcluir
  85. VOLTO A ALERTAR O GRUPO PAES MENDONSA NÃO SE IMPORTA COM A SEGUNÇA DOS SEUS CLIENTES, EM ARACAJU SÓ ESTE ANO JÁ ACONTECERAM DOIS FATOS QUE CHARAM A ATENÇÃO DA IMPRENSA E DA POLÍCA LOCAL...UM ASSASSINATO E UM ESTUPRO AMBOS COMETIDOS POR SEGURANÇAS DO SHOPPING E DENTRO DO PROPRIO ESTABELECIMENTO...
    FICA AQUI EU ALERTA .

    ResponderExcluir
  86. Bernardo, entendo sua dor e sua revolta. Só gostaria de fazer uma observação, que vale de alerta para todas as pessoas. As empresas privadas contratam serviços de BRIGADISTAS e existe uma prática no mercado de "nomea-los" BOMBEIROS. De Bombeiros eles não tem nada. Respeito a profissão ms conheço todo treinamento que um BOMBEIRO tem que passar antes de atuar e nem de longe o curso de Brigadista chega perto. Para vc ter uma idéia tenho um amigo BOMBEIRO que anda no carro com todos os materiais de primeiros socorros, talas, cordas, Equipamentos afim de estar preparado para salvar uma vida mesmo sem está em serviço, e acompanho todo treinamento que um BOMBEIRO MILITAR passa. O problema é que a lesgislação não pune este tipo de atitude. Imagina o que aconteceria se um segurança do shopping se passasse por POLICIAL. É a mesma coisa!!!!Quando se ver, em uma empresa privada, seja ela shopping, casa nortuna etc algum funcionário com uma farda escrito BOMBEIRO, não se engane, ñ é bombeiro.

    ResponderExcluir
  87. Ótimo post estagiário. Bom, o caso vem a tona e se torna famoso e lamentável, se trata de um consumidor do shopping, aparentemente da classe média da sociedade. Quantos operários morreram na construção desse Shopping? Quanto ao notável trabalho escravo que se viu durante a construção desse Shopping. A morte de um senhor de idade cliente do estabelecimento talvez refletiu isso.

    ResponderExcluir
  88. Força para vc e sua família Bernardo. Você ja procurou a imprenssa? E o que eles disseram???

    ResponderExcluir
  89. Tem tanta gente distorcendo os fatos e fazendo polêmica sem necessidade.
    Não fui ao shopping ainda, mas todos que foram dizem que ainda está um "canteiro de obras". Independente deste canteiro ou não, deveria ter sim uma estrutura para primeiros socorros. A fatalidade aconteceu, o texto não culpa o shopping pelo senhor ter passado mal, mas sim, se tivesse ocorrido um socorro adequado, a situação PODERIA ter sido diferente, ou não. Mas pelo menos o socorro teria sido da maneira correta.
    E como citaram mais acima, e obvio que existe diferença em ser socorrido numa abulância ou caminhonete. A ambulância tem equipamentos e profissionais que poderiam ter assitido melhor o senhor que passou mal.
    Fico feliz sim por Recife ter recebido um empreendimento deste porte, mas sendo lá ou qualquer outro é necessário sim INVESTIMENTO aos primeiros socorros. Fatalidades acontecem em qualquer hora e qualquer lugar, mas todos sabem como a assitência adequada pode fazer diferença.

    ResponderExcluir
  90. Força pra você amigão, meu pai também faleceu por falta de assistência, e pior ainda, ocorreu dentro de um hospital. Seu como essa sensação é horrível, mas tente fixar só as coisas boas que te deixou. abraçoss

    ResponderExcluir
  91. Bernardo nem te conheço , mais imagino sua angústia, chorei ao ler seu depoimento, que Deus te de o consolo, sei que isso não traz ninguém de volta mais o certo é entrer contra o shopping e pedir uma indenização, nem que seja pra doar para alguma instituição, mais tanto luxo sem extrutura é sério d+.

    ResponderExcluir
  92. PAES MENDONÇA o Cel. Do NE. Só pensa em lucrar, para ele não importa os meios e sim os fins.

    ResponderExcluir
  93. Acho que o shopping RIO MAR deveria ter uma estrutura de emergência condizente com o seu porte, com até um helicóptero para socorrer as pessoas num caso de emergência, porque não? Bernardo quero deixar aqui as minhas condolências pelo acontecido com seu pai e dizer que você fez muito bem em tornar isso público. Só assim ficamos sabendo das mazelas maquiadas com luxo que existem na nossa cidade.

    ResponderExcluir
  94. Parceiro meus sentimentos pelo ocorrido.

    Acho que Bombeiro Civil não tem formação profissional suficiente para ser socorrista, a não ser aqueles que são Enfermeiros ou médicos com experiencia em Urgência e Emergência concomitantemente, ou seja: poucos.
    Em locais como esses devem haver enfermeiros e médicos para realizar Suporte Básico de Vida. Fui ao shopping e não vi desfibrilador, Maca de madeira e AMBU visíveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tem esses equipamentos, eles ficam em locais de difícil acesso... Geralmente uma enfermaria, no estacionamento... Infelizmente.

      Excluir
  95. Na verdade, quando ocorre uma perda a reação natural das pessoas é procurar um culpado. Ninguém pode afirmar que o pai do rapaz sobreviveria se tivesse recebido socorro melhor. Ainda com todas as condições ele poderia ter morrido mesmo. Tudo são suposições. Se... Se... Se...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. legalmente a angustia causada pelas circunstancias da morte, independente se viveria ou não, é razão para um processo. Danos pela dor causada na situação. A falta de preparo pegou uma situação já péssima e conseguiu piorar bem mais.

      Excluir
    2. Mesmo que ele não sobrevivesse, a família se sentiria um pouco melhor, pois saberia que ele teve o melhor tratamento possível. Eu sei que quando chega a hora, não tem jeito, mas essa fatalidade poderia ser evitada.

      Excluir
  96. Eu como profissional de saude fico indignado com uma coisas dessas, e uma absurdo uma cadeia de lojas desse porte nao ter um socorro a altura, ainda nao fui naquela merda do Rio Mar e nao vou nem tao cedo, e claro, meus sinceros pesames a vc Bernardo, apesar da triste situaçao em q se encontra mas n desanime levante a cabeça e siga em frente meu jovem, abraços

    ResponderExcluir
  97. Olá Bernardo!não tenho muito a acrescentar do que ja foi bublicado, só posso reafirmar que é um absurdo que fatos como esse ainda aida sejam permitidos apesar de toda tecnonogia que dispomos hoje em dia; Força e e fé.... E deve esta em um bom lugar!

    ResponderExcluir
  98. O que ocorreu comigo neste shopping no dia 05/11 foi bem menos grave do que com a família do rapaz, mas merece registro: Cheguei por volta das 13 hs e resolvi estacionar meu carro no edifício garagem, bem próximo a entrada C, no térreo. Percebi que as faixas demarcatórias das vagas não estavam pintadas e minha esposa inclusive me perguntou se eu tinha parado o carro corretamente. Ao meu lado havia um Fox. Deixei emparelhado com o mesmo. Ao retornar para o carro, percebi, ainda de longe, que a placa dianteira estava torta. Foi que percebi que tinham batido no parachoque do meu carro, provavelmente o Fox que saiu de forma "errada" da vaga que não estava demarcada. Pensei em reclamar ao Shopping, mas lembrei que não estão cobrando estacionamento, portanto não iriam se responsabilizar. Sabem por que não estão cobrando estacionamento? Simplesmente porque não estão conseguindo garantir a segurança de ninguém que está se atrevendo a ir para lá, simples.

    ResponderExcluir
  99. Tomara que este ocorrido, ao menos, como disse o filho da vítima, sirva de lição para que o tal shopping se adeque aos padrões de segurança e coisas desse tipo não tornem a acontecer.

    ResponderExcluir
  100. Sério, Não acredito como existam imbecis aqui não enxergam a culpa real do Shopping Rio Mar. foram erros graves, infantis e desastrosos para consolidar essa fatalidade, que poderia ter terminado com um final feliz, ou até mesmo, menos doloroso para família. 1º Demora no socorro; 2ºAs pessoas da loja se negaram a prestar socorro a vitima (todo cidadão tem por obrigação a prestação de socorro a vitimas, tendo até pena para aqueles que se negam); 3º Socorrer uma pessoa dentro de uma Hilux (vergonha); 4º Os acessos do Shopping deveriam ser liberados para a passagem da Ambulância (Hilux) por meio de controladores de tráfego desobstruindo o trânsito; 5º Até mesmo a medida de altura dos carros grandes estava errada, impossibilitando a passagem da SAMU, que pelo que entendi não participava do caso, pois o pai do nosso colega estava dentro de uma HILUX; 6º A falta de preparação dos brigadistas em fazer o socorro (se contrato profissionais para um shopping desse porte, precisam ser os melhores e bem preparados); 7º Falta de antenas para cobertura de sinais das telefonias dentro do Shopping. Já trabalhei em um grande Shopping da capital, do qual preservo o nome e sei que muitas dessas coisas realmente acontecem. Todos os erros apontados por mim, são baseados na triste história que o amigo contou. Finalizo assim meu depoimento, dando a ele o nome de jogo dos sete erros e desejando aos familiares muito conforto no coração.

    ResponderExcluir
  101. É IMPORTANTE LEMBRAR QUE, EXISTEM PESSOAS DENOMINADAS BOMBEIROS CIVIS, QUE SÃO CONTRATADAS PELOS SHOPPINGS! DE MANEIRA PARTICULAR...ASSIM COMO CONTRATAM VIGILANTES, O QUE É BEM DIFERENTE DO ''CORPO DE BOMBEIROS MILITAR'', AFINAL COM TODO RESPEITO AOS VIGILANTES, VIGILANTE NÃO É POLÍCIA, DA MESMA FORMA, BOMBEIRO CIVIL TEM A MESMA FINALIDADE DE UM VIGILANTE, BEM DIFERENTE DO BOMBEIRO MILITAR E DO POLICIAL MILITAR!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  102. Fatalidade meu caro...Porém quero ressaltar o seguinte: Não me colocando com juíz, mas com uma visão técnica de um profissional de emergência e resgate, sinto as vezes vergonha de certos "pseudos-socorristas" que integram brigadas em shopings, festas e eventos e em empresas particulares...Há uma falta de preparo adequado, de equipamentos corretos, "dessa vez tinha o DEA" mas não sabiam usá-lo, demoraram a realizar uma intervenção...Porém é um problema que tem infectado não só Recife, como Pernambuco e restante do Brasil, vejo isso como um monte de gente frustada, que por sua vez desejariam ser Bombeiros Militares, intergrantes do SAMU e por n's motivos não conseguiram, ingressam em escolas de formação, que muitas delas não são reconhecida pelo MEC, não possuem alvará de funcionamento, não são credenciadas em nenhuma instituição seja ela nacional ou internacional que habilite a exercer a função de socorrista, mas o legal é "vestir um uniforme cheio de parafernalhas" só de embuste e na hora H "Colactus Plactus" colam as placas...Pois não foram qualificados para tal função, não se submeteram a exames psicológicos, físicos ou até médicos...E por outro lado, quem os contrata??? Será a adm do Rio Mar, ou alguém que os tercerizam, quarterizam...Que pouco estão preocupados se os socorristas tem um PHTLS, BLS, BTLS, se são certificados pelo American Heart, ASHI, Naemet, Safety Council, entre outros...Querem é faturar cada vez mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É inadmissível que um socorrista não saiba usar o DEA. Ela dá todos os comandos... Praticamente trabalha sozinho, e o que tem no shopping é um dos melhores do mercado.

      Excluir
  103. Fiquei muito emocionada com tudo que li aqui e sei que a vida de um ser humano vale muito mais que qualquer coisa, infelizmente esse pensamento não segue a regra. Também perdi meu pai há quatro anos, não foi num shoping mas foi por negligência de um hospital que na época chamava-se MMS, hoje HAPIVIDA, o hospital de urgência ficava na rua do progresso ao lado do hope, não sei se ainda pertence ao mesmo grupo. Meu pai chegou lá ainda vivo em processo de enfarto, foi atendido por uma estagiária que não sabia o que fazer e principalmente nao tinha aparelhos necessários como oxigênio e um aparelho que não lembro o nome para reanimar o corasção do meu pai, que talvez pudesse estar aqui agora. O pior de tudo é que meia hora após o falecimento dêle, apareceu uma médica, provavelmente a cardiologista do plantão, de cabelos desarrumados e a cara de quem estava dormindo. A minha dor nunca passou, mas com certeza o pessoal daquele hospital nem lembra do acontecimento daquele dia.

    ResponderExcluir
  104. lamentavel o fato ocorrido, afinal os orgaos fiscalizadores deveriam, antes de autorizar o funcionamento, ter verificado se o mesmo tinha condiçoes de funcionar, afinal na ganancia de faturar, tira vidas como neste caso e outro q acontecerão sem ser tomado as devidas providencias, devemos fazer uma campanha a nivel nacional para q o cidadao seja respeitado, aceite meus pesames e vamos divulgar

    ResponderExcluir
  105. Concordo plenamente como uma falha muito grave do Rio Mar não ter uma equipe de brigadistas treinados adequadamente para qualquer tipo de socorro aqueles que visitam os shoopings da nossa cidade,até porque corre a boca pequena que o mesmos empresário empreendedor inaugurou tal empreendimento como um presente a sua dita espôsa.E se fosse ele que tivesse morrido?Sreá que os mega negociantes que lá se estabeleceram iriam responder por sua morte?Claro que não!A vida para os capitalistas é o lucro exarcebado e quem a a perda logo é esquecido.

    ResponderExcluir
  106. Caro Bernardo, sinto muito mesmo por sua perda, ninguém pode consolar você e sua família, senão o Senhor.
    Este Shopping possui um Desfibrilador Externo Automático, o DEA, que poderia ter salvo a vida de seu pai. É um equipamento simples e de fácil manuseio, mas infelizmente, poucas pessoas tem coragem ou preparo para tal. Não conheço o referido Shopping, mas pelo que percebi, há grande concentração e esse equipamento deveria ficar em local de fácil acesso para que QUALQUER pessoa pudesse usar numa emergência. O problema é que nada disso agora, reverte a sua situação. Mas que as pessoas possam se inteirar dos fatos e tomar as devidas providências para que não se perca mais nenhuma vida.
    Seja forte!

    ResponderExcluir
  107. Desculpa, mais nem todos os bombeiros civis sao preparados para tais situacoes. Um bombeiro civil que fez curso para ser socorrista pode-se considerar treinado mais nada adianta se ele nao fizer uma reciclagem a cada 6 meses pois as coisas mudam. Em minha humilde opiniao, TODOS os estabelecimentos de grande porte deveriam ter um medico, um enfermeiro e um tecnico de enfermagem pois esses profissionais sao capacitados para tal situacao. Acho que o RM foi muito precipitado a data de inalguracao. Pois ele nao esta preparado, necessita de varios ajustes, o Recife tb n esta preparado. Infelizmente situacoes como essa ocorrida no RM sao, por incrivel que pareca, rotina em meu ambiente de trabalho, sou Enfermeira e passei toda minha formacao, 5 anos, vendo esse tipo de coisa. Vez ou outra aparece uma urgencia e os grandes estabelecimentos abafam o caso. Enfim, Sinto muito pela a perda do seu pai mas nao foi despreparo do shopping RM foi, em minha opiniao (que fique bem claro) NEGLIGENCIA E IMPRUDENCIA do estabelecimento e dos bombeiros civis que nao sabiam, se quer, usar um desfibrilador.

    ResponderExcluir
  108. É provável que a morte do cidadão tenha ocorrido em virtude do estresse causado pela massa humana presente no shopping RioMar. Estive lá no sábado e pude testemunhar a babilônia instalada ali. Lamentavelmente, o gigantesco monumento ao consumismo, não se preparou adequadamente. Dito isso, pergunto: como uma obra daquele porte não possui um heliponto? Se houvesse um, talvez o cidadão tivesse sobrevivido.

    ResponderExcluir
  109. Não acredito que tem gente que acha que o cara postou isso aqui para ganhar fama. Fazem isso para mudar o foco do assunto, querem defender o que é impossível de defender e aceitar. Eu como jornalista, estou revoltada, porque nenhum órgão de imprensa relatou isso. Um absurdo que nossa imprensa viva no cabresto dos grandes empresários. Espero que fatos assim não se repitam mais e que o RioMar tenha melhores profissionais para situações como essa. E que Deus conforte a família de Bernardo.

    ResponderExcluir