terça-feira, 29 de maio de 2012

Humberto Costa deve ser aclamado candidato do PT no domingo

Lula: "Baixem a bola vocês dois"

Ao contrário do que foi divulgado na noite desta terça, as re-prévias do PT marcadas para o domingo apenas cumprirão o protocolo. Não valerão de nada e quem ganhar, não leva.

Os dois candidatos que tentam a indicação do partido à vaga para a disputa da prefeitura do Recife - João da Costa e Maurício Hands Rands estiveram reunidos nesta terça-feira, em São Paulo, com o presidente nacional do partido, Rui Falcão. Logo no início da reunião ouviram o recado enviado pelo ex-presidente Lula, pronunciado ipsis litteris por Falcão: "Baixem a bola os dois. Por causa dessa briga, o candidato vai ser Humberto. Ou vocês querem que a gente perca essa prefeitura? Estamos sangrando!"

A decisão veio de baixo pra cima. A executiva nacional do Partido dos Trabalhadores deve aclamar o nome do senador Humberto Costa no próximo domingo. Fontes de dentro do partido confirmaram o teor "sangrento" da conversa e garantem que no domingo a votação ocorrerá normalmente, mas o vencedor vai, logo depois de encerrada a apuração, abrir mão da vaga deixando espaço para Humberto.

Os dois candidatos, claro, negam a informação e confirmam a validade da prévia.

João da Costa e Maurício Rands chegaram juntos no aeroporto do Recife e fizeram questão de falar com a imprensa. Afirmaram que a executiva nacional do PT não vai interferir, que Lula não se manifestou, que os dois estão na disputa para valer... ¬¬



Sorrisos e cordialidades marcaram chegada de Costa e Rands no aeroporto

No fim das contas, vitória de João Paulo e Humberto Costa, que estavam apoiando a candidatura de  Maurício Rands apenas para tirar João da Costa do páreo. E conseguiram.

Ainda segundo a fonte petista, foi garantida a João Paulo a indicação de secretários estratégicos na administração municipal caso a chapa petista encabeçada por Humberto seja a vencedora. E o nome do deputado começará a ser trabalhado para tentar arrancar o governo do PSB em 2014.

Já no Palácio do Campo das Princesas, o nome de Humberto foi bem recebido. De acordo com pessoas próximas ao governador Eduardo Campos, a definição do nome petista veio "antes tarde do que nunca". O PSB já preparava o nome de Fernando Bezerra Coelho para concorrer à prefeitura da capital caso a oposição começasse a incomodar.

Para comentar o assunto, tentei falar com o pré-candidato do Democratas, Mendonça Filho, e com o peemedebista Raul Henry. No entanto, nenhum dos dois foi encontrado. Não liguei para Raul Jungmann porque não estava a fim de ouvir discursos.

Só para lembrar: caso o senador Humberto Costa seja eleito prefeito do Recife, vai ter que sair do senado federal. Adivinha quem é o suplente dele e herdará a vaga?

Nenhum comentário:

Postar um comentário