sexta-feira, 4 de maio de 2012

Estagiário Social 1: primeiro ano!

Vou falar sério. Uma vez na vida, vou falar sério. Ou não! Muahá! E aviso logo: O post é longo e chato. Quem quiser ler, vá até o fim que não vai se arrepender. =D


Sabe aqueles projetos que nascem na mesa do bar, entre amigos, e depois de duas ou três cervejas caem no esquecimento? Todo mundo já teve aquela ideia revolucionária que iria criar o mais novo milionário brasileiro enquanto estava tomando Schin acompanhada de um espetinho miau-passado com uns amigos que acabou de conhecer. Ou estou mentindo?

Eu mesmo já estive envolvido em vários projetos que tinham tudo para dar certo, mas foram abandonados assim que a última rodada de chopp foi paga. De um creme para barbear hipoalérgico a um portal que seria maior que o Uol, posso dizer que já tive as melhores ideias do mundo.

Mas todas foram abortadas prematuramente. Menos uma. Uma vingou. Logo a mais boba, meu Deus...

Estava eu, simples estudante de jornalismo da Maurício de Nassau, sentado com outros colegas de classe e alguns jornalistas profissionais aproveitando uns goles de chopp em plena terça-feira quando um deles comenta algo que viu no Ego Estagiário, um finado site que parodiava o homônimo global. Todo mundo caiu na risada e ficou ainda mais engraçado quando ele mostrou alguns posts.

A ideia surgiu na hora: porque não fazer uma versão local, recifense, pernambucana, maurícia, nordestina, para rirmos de nós mesmos? Ao contrário do creme de barbear que não irrita a pele, essa ideia eu não contei para ninguém.

Corri para casa no primeiro ônibus que vi. Registrei o blog no blogger e criei o perfil no twitter. Pronto, espaço garantido. E agora? É hora de produzir. Mas como? Fiz o primeiro post pra marcar terreno. E depois? Seguir o estilo do Ego Estagiário? Pode ser, quem sabe...

Mas eu logo percebi que a galera queria mais. Queria fofoca. Queria babado, correria e confusão. Então tá! Vamos dar ao público o que ele quer, né? Expandi meu leque de piadas e hoje o Estagiário Social 1 é um dos sites de humor pernambucano mais acessados em linha reta do mundo! Oh Glória!

Já são mais de 170 mil page views em 12 meses, acessos em aproximadamente 80 países, já fui entrevistado e sou citado como referência no assunto, tenho uma média de 3 novos followers por dia no twitter (pode parecer pouco, mas eu sou muito feliz por cada um deles!) e recebo uma penca de elogios por todos os lados. Porra, lágrima! Isso é hora de aparecer? Sou feliz!

Com o "sucesso", mesmo que pouco, vem as polêmicas. Já fui ameaçado de processo duas vezes - e posso dizer que morro de medo disso - sou persona nos grata para os chefões das redações, o blog saiu do ar no ano passado ficando três dias no limbo e minha identidade é mais procurada que o corpo de Bin Laden.

Se a identidade é um problema, eu resolvo agorinha: olha aqui minha foto no facebook,

Quanto aos processos... pessoal, menos ódio e mais amor! Não gostou? Fala comigo antes de falar com o teu advogado. Você evita dor de cabeça e ainda ganha um amigo!

E para os chefões de redação: quando eu me formar, me contratem! Posso não ser bom repórter, mas acho que vou animar o dia a dia chato que vocês levam.

Para meus leitores, um recado especial: eu AMO vocês. De verdade, sem onda. Não ganhou um centavo com o blog e já pensei muitas vezes em deixar o Estagiário Social 1 de lado para me dedicar mais ao curso, ao estágio... mas quando vejo vocês achando graça das minhas macaquices, parece que ganho mais fôlego. Muito obrigado. Vocês me fazem um bem danado e espero estar retribuindo à altura.

Um ano de muita luta, dificuldades e apertos liseu, mas levado com muito bom humor. Tomara que os outros dias que estão por vir sejam assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário