quarta-feira, 7 de março de 2012

Dança das mesas no Diário de Pernambuco

A cara do leitor do DP/Pernambuco.com nos próximos meses

Se na Globo rolou a dança das cadeiras com a troca de repórteres, nos Diários Associados a coisa é bem diferente.

Lá, a dança é das mesas. Funções e atribuições são trocadas entre os funcionários num piscar de olhos. Você começa o dia como repórter de impresso e termina o expediente como web-repórter para o site. Loucura total!

O tiroteio dentro do elevador começou há pouco tempo. Como o novo projeto gráfico do Pernambuco.com está prestes a ser lançado imitando o NE10, G1 PE e Folha de Pernambuco, né? hehehe, algumas alterações na rotina da equipe foram necessárias.

Agora, todo mundo que faz o impresso faz também para o site. Quem tira foto, agora faz foto e vídeo. Repórter de texto tem que tirar foto também. Quem fazia só o site, faz também para o iPad. Quem já fazia foto e vídeo, agora faz edição, elabora a arte, atende telefone dos classificados e ainda tem que varrer a redação com um espanador enquanto serve cafezinho.

Os editores dos cadernos do Diário já estão tendo aulas para lidar melhor com o formato da web. Malba Lucena foi vista pelos corredores dos Associados e procura um cantinho para ministrar as aulas por lá.

Malba e Charles vão prestar consultoria ao DP

A intenção, segundo o pessoal do DP, é deixar o Pernambuco.com mais ~modernoso~ e dinâmico, servindo como guarda-chuva de um monte de sites. O projeto está prontinho há um ano e deve ser lançado ainda este mês. 

Mas aí você pensa: "ah, então a redação do Pernambuco.com ficou fortalecida!" Nada disso! A redação do portal foi dissolvida pasmem e os repórteres alocados em outros setores (teve gente indo para a TV, passando para a rádio, pessoal da rádio chegando na TV... a maior doidice). Todos com o pensamento de servir ao veículo para o qual trabalha e alimentar o novo site.

Ou seja: tão trabalhando para mais de um veículo enquanto salário ó... E isso tudo nas barbas do Sindicato dos Jornalistas, já que a presidente do Sinjope, Ana Cláudia Elói, é dos Associados. Bora ver issaê, né, Ana?


E o site "institucional" do Diário de Pernambuco - www.diariodepernambuco.com.br - que antes era um CTRL+C CTRL+V da versão impressa, tende a ficar supostamente mais atualizado. Com todo mundo super ocupado e sem previsão de contratar ninguém, não sei como vão  fazer isso.


Eu ainda não sei de tudo (sou um simples estagiário, estudante de jornalismo que vendia bem-casado na Conde da Boa Vista pra pagar a faculdade), mas acho que se é pra fortalecer o Pernambuco.com e fazer frente ao NE10, Folha Online. LeiaJá e G1 PE, não seria melhor dar um gás na redação do próprio portal? Ele não ficaria naturalmente mais robusto, com gente focada só em um veículo?

Pensem aí, diretores do DP. Se esse bateria descompassada começar a tocar o samba do crioulo doido, vocês podem estar dando um tiro no pé.

Um comentário:

  1. Na minha opinião, o Estagiário Social 1 deveria receber (bem) por essa consultoria prestada aos Diários Associados. Visão de mercado, gestão de relações interpessoais, alocação de recursos humanos, além de reposicionamento da marca no mercado editorial local. Esse garoto pro(mete)! Quero ser convidado para sua formatura!

    ResponderExcluir