Todos os dias chegam convites no meu e-mail pedindo que eu entre no Facebook. Desde o primeiro invite, recusei-me a criar um perfil na rede social de Zuckerberg e agora explico o porquê.
Eu sabia que o fêice, mais cedo ou mais cedo, se transformaria em um novo Orkut. Dito e feito. Olhe o que a revista IstoÉ Dinheiro revista de quem é rykoh publicou:
O texto completo está aqui.
Ou seja: entrar no Facebook seria tempo perdido - pelo menos pra mim. Quando a página foi traduzida para o português, começa a escrever seu epitáfio. Sem preconceitos, mas todo mundo sabe que foi a galera da Lan House armadas com PC's comprados em 24 meses que encheram o Orkut de gifs debilóides, fotos de gosto duvidoso e comunidades inúteis - pelo menos pra mim.
O Facebook em inglês já era complicadinho de mexer até para quem tem um nível de intermediário a bom no conhecimento da língua bretã. Sem hipocrisia, essa dificuldade selecionava bem o público. Ora pessoal, não me olhem assim. Não estou sendo preconceituoso. Vai discordar? Por favor, né...
Quando o colocaram em português, facilitaram o uso das ferramentas e trouxeram jogos inúteis baseados no Orkut, a cova estava sendo preparada.
O Facebook ainda é a rede social mais utilizada em todo o planeta. Até em Papua Nova Guiné todo mundo mantém um perfilzinho, o que comprova a força da página. A contaminação lan-housística não significa que a rede social ficou pior ou melhor, nem que está com os dias contados. Mostra que a qualidade vai cair.
Quem quiser, que continue. Mas sabendo que a rede se adapta a quem faz mais uso dela, a quem está convivendo com os feeds diariamente. Se o público é fã de golfinhos, investe em jogos do fundo mar. Se o usuário é louco por punk-rock, coloca Sex Pistols como música de fundo. Afinal, o que importa é agradar o cliente, mesmo que isso abra margem para a implantação de dispositivos não muito adequados para alguns.
O epitáfio está escrito. A cova, preparada. Só falta ele ficar doente, parar na UTI e ser levado para o sepultamento. De preferência no Morada da Paz, que é chique. ;)
O pessoal do Facebook que tome cuidado. O Orkut é o exemplo de como uma rede social interessante pode se transformar em um objeto virtual obsoleto do dia para a noite. Por isso não abro uma conta no Facebook. Pra não perder meu tempo. Ele vai morrer.
E olhe que a Globo ainda nem passou "A Rede Social" na Tela Quente!
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