terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Viva o Dia do Brega!!!

NÃO DEEEEEISHE O BREGA MORRÊ

DECE JEEEITO PÓ DIACABÁ

ESCREEEVAM LETRAS BUNITA

PRA QUIEU POÇACANTÁ...

Hoje é o dia do Ritmo Quente mais sensual de todos, que tem em Pernambuco (particularmente no Recife) o seu maior polo de difusão e produção desde os anos 70. O brega há muito tempo deixou de ser música da periferia, consumida apenas pelas classes mais populares e elevou seu mercado se espalhando pelo país e atraindo consumidores de todos os naipes.

Posso apostar: qualquer recifense gosta de um breguinha. Alguns vão dizer que não, mas é quase impossível não completarem o trecho "vou te agarrar, vou te jogar na cama..." com um sussurante "aaaaai aaaaai aaaaai..." QUE HINO!. Assim como o frevo e o forró - e, vá lá, o mangue beat - o brega corre nas nossas veias e toma conta da nossa alma.

Para comemorar, trago essa playlist com 10 dos bregas recifenses que meus seguidores do Twitter sugeriram.

Aproveitem e sarrem bem muito hoje e sempre


1 - Reginaldo Rossi - A raposa e as uvas (sugestão de Hipster Recifense)


Não poderia ter música melhor para abrir a lista. Aliás, o Dia do Brega só é comemorado hoje porque é a data em que nasceu o Rei Reginaldo Rossi, monarca pernambucano de 1944 a 2013.





2 - Walter de Afogados - Raparigueiro (sugestão de Caio Feitosa)

Ele não pode faltar em qualquer estudo/documentário/registro sobre o brega recifense. Na Bíblia do Brega, está escrito: "Se você escolheu o homem errado, ninguém é culpado: foi você quem quis" (Walter, capítulo 2, versículo 13)





3 - Nega do Babado - Milk Shake (sugestão de Victor e Íris Garbuglio)

"é negaaaaaa... eu gosto assim... eu gosto quando você sobe, desce, fica em cima de mim..." AI MEU DEUS QUE VONTADE DE SARRAR!




4 - Banda Labaredas - Kelly (sugestão de @nosvi_)

Ah, o romantismo... ele existe no Brega e está representado pela Banda Labaredas. nascida no bairro do Passarinho, entre Recife e Olinda. Que delisia cara!





5 - Mistura do Calypso - Meu novo namorado (sugestão de Cynthia Mendes)



O ano era 2008, acho, e essa música ficou no topo das playlists das rádios por mais de oito meses - coisa rara para os sucessos descartáveis que a gente consume todos os dias. Foi o lançamento da Mistura do Calypso, que logo depois virou Musa do Calypso para então ser conhecida apenas por Musa. Gente, esse vídeo é das antigas! Olha como Priscila tava toda guenza e desnutrida, coitada...






6 - Banda Luminar - Sozinha (sugestão de Rafaela Barros)

MEU DEUS COMO ESSA MÚSICA É BOA! Eu tinha me esquecido completamente deste HINO da MPR (Música Popular Recifense) e confesso que nem sabia que o guitarrista era cadeirante. Tem meu respeito, aplauso e admiração forever, and ever, and ever.





7 - Brega.com - Garota de Programa (sugestao de Hugo Leo)



O que dizer da nossa Whitney Houston? Em qualquer lista de bregas recifenses, a presença da banda Brega.Com está garantida. E essa música "Garota de Programa" mudou a vida de muita rapariga profissional da Conselheiro Aguiar que tomou coragem e se declarou para o cliente.





8 - Banda Frutos do Amor - Diário (sugestão de Alice)

Acho que o refrão "decidi tirar você da minha vida..." é o trecho que é mais vezes cantado na hora errada da música brasileira! kkkkkkkkkkkk Todo mundo esquece que ele só entra na segunda parte, então é normal que já no começo da música o público se esgoele remoendo paixões antigas.





9 - Ovelha Negra - Amor de Rapariga (sugestão de Roberto Carlos)

Vai dizer que você não tinha Ovelha Negra - Amor de Rapariga.mp3 no seu computador ou até como toque de celular? Essa música estava sempre entre as mais tocadas na Rádio Recife, JC FM e Rádio Clube (todas finadas ou em processo de morte, uma pena). "Amor de rapariga não vinga não..."





10 - Didio - Pra você (sugerido por mim mesmo)

Precisamos admitir: o brega recifense teve grande apoio de artistas paraenses. Sem eles, o movimenbto não teria o esplendor que alcançou. Recife era o polo difusor de muitos artistas da terra do tacacá que vinham para nossas terras, tocar nas nossas rádios, subir nos nossos palcos porque enxergaram aqui uma grande oportunidade de mostrar a arte e conquistaram uma boa aceitação da crítica que mais importa: o público. Para marcar presença dos paraenses nesta lista, vamos de Didio!

Queria encontrar um vídeo com ele, é muito engraçado (para não dizer estranho)! Mas esse já serve para relembrar.

Bom sarro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário