segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Blogueiras chegam a cobrar o preço de um carro zero para aparecer em evento

Quanto custa um selfie ao lado de um famoso ou uma foto postada no instagram de uma webcelebridade? Quanto as pessoas estão dispostas a pagar ou o que podem fazer para atrair para si os holofotes colocados em outrem? Pegar carona na fama daqueles que conseguiram sair da superfície é a tendência do momento em grandes festas e eventos.

Seja em casamentos e aniversários ou até em lançamentos de produtos e inaugurações, custa caro ter um famoso ao lado para dar mais visibilidade à ação. Um filão que o mercado das blogueiras, itgirls e aberrações do gênero começa a profissionalizar.

Luz de LED adaptada ao smartphone 
para melhorar as fotos: a coisa está ficando cada vez mais profissional


Os valores variam de acordo com o alcance, público alvo e status do "comerciante" que se propõe a emprestar um pouco da sua imagem para as outras pessoas, pobres mortais sem penetração na mídia ou amargando uma crise de credibilidade. Levei um susto ao ler a reportagem do Globo afirmando que a blogueira Camila Coutinho, do Garotas Estúpidas, cobra a bagatela de R$ 40 mil POR HORA para estar em qualquer evento e distribuir fotos, sorrisos e elogios que redundam em postagens positivas nas redes sociais para seus seguidores ávidos por produtos. 

40 mil reais. É o preço de um carro popular por hora.

Não a critico por isso. Eu, na posição dela, dificilmente faria algo diferente (cobraria um pouco menos...) e é justo que se cobre algo, afinal você gastou tempo e trabalho para construir um público, principal moeda neste ramo de negócio. Só acho estranho que pessoas paguem tanto por isso sabendo que nem sempre o resultado é tão eficaz. 

Eu explico.

Dificilmente uma postagem elogiosa faz o público decidir ou não por consumir o produto. Na internet, a publicidade feita por famosos ainda é um tabu e gera desconfianças. Fica a sensação evidente de uma amizade comprada entre as partes, blogueira e cliente. Um elogio intensificado por cifras. Quanto mais dígitos, melhor é o produto.

E o leitor, quando não é enganado, é no mínimo plateia de um espetáculo teatral que fecha as cortinas quando o cheque é compensado.

2 comentários:

  1. Entendi as suas colocações. Mas discordo no caso.
    Existe o produto anunciado, com fotos no instagram e posts no blog e existe a presenç vip, que no caso de Camila foi na inauguração de uma loja no Recife.
    O que faz esse anuncio eficaz é o fato do buzz que essa presença gerará. É inauguração de uma loja, centenas de pessoas foram à loja por uma selfie com a blogueira e saíram de lá conhecendo a marca. O mesmo acontece com os convidados e com a mídia que repercute a notícia: Camila Coutinho inaugura loja da GAP no Recife.

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    1. É exatamente o fato gerador desse buzz que critico, Francisco. Acho que as pessoas estão supervalorizando a "presença vip". Ao meu ver, não gera o efeito positivo proporcional ao valor gasto. Muito obrigado por seu comentário!

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