Quanto custa um selfie ao lado de um famoso ou uma foto postada no instagram de uma webcelebridade? Quanto as pessoas estão dispostas a pagar ou o que podem fazer para atrair para si os holofotes colocados em outrem? Pegar carona na fama daqueles que conseguiram sair da superfície é a tendência do momento em grandes festas e eventos.
Seja em casamentos e aniversários ou até em lançamentos de produtos e inaugurações, custa caro ter um famoso ao lado para dar mais visibilidade à ação. Um filão que o mercado das blogueiras, itgirls e aberrações do gênero começa a profissionalizar.
Luz de LED adaptada ao smartphone
para melhorar as fotos: a coisa está ficando cada vez mais profissional
Os valores variam de acordo com o alcance, público alvo e status do "comerciante" que se propõe a emprestar um pouco da sua imagem para as outras pessoas, pobres mortais sem penetração na mídia ou amargando uma crise de credibilidade. Levei um susto ao ler a reportagem do Globo afirmando que a blogueira Camila Coutinho, do Garotas Estúpidas, cobra a bagatela de R$ 40 mil POR HORA para estar em qualquer evento e distribuir fotos, sorrisos e elogios que redundam em postagens positivas nas redes sociais para seus seguidores ávidos por produtos.
40 mil reais. É o preço de um carro popular por hora.
Não a critico por isso. Eu, na posição dela, dificilmente faria algo diferente (cobraria um pouco menos...) e é justo que se cobre algo, afinal você gastou tempo e trabalho para construir um público, principal moeda neste ramo de negócio. Só acho estranho que pessoas paguem tanto por isso sabendo que nem sempre o resultado é tão eficaz.
Eu explico.
Dificilmente uma postagem elogiosa faz o público decidir ou não por consumir o produto. Na internet, a publicidade feita por famosos ainda é um tabu e gera desconfianças. Fica a sensação evidente de uma amizade comprada entre as partes, blogueira e cliente. Um elogio intensificado por cifras. Quanto mais dígitos, melhor é o produto.
E o leitor, quando não é enganado, é no mínimo plateia de um espetáculo teatral que fecha as cortinas quando o cheque é compensado.
Entendi as suas colocações. Mas discordo no caso.
ResponderExcluirExiste o produto anunciado, com fotos no instagram e posts no blog e existe a presenç vip, que no caso de Camila foi na inauguração de uma loja no Recife.
O que faz esse anuncio eficaz é o fato do buzz que essa presença gerará. É inauguração de uma loja, centenas de pessoas foram à loja por uma selfie com a blogueira e saíram de lá conhecendo a marca. O mesmo acontece com os convidados e com a mídia que repercute a notícia: Camila Coutinho inaugura loja da GAP no Recife.
É exatamente o fato gerador desse buzz que critico, Francisco. Acho que as pessoas estão supervalorizando a "presença vip". Ao meu ver, não gera o efeito positivo proporcional ao valor gasto. Muito obrigado por seu comentário!
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