sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Como se queimar na profissão com apenas um e-mail e um tweet

Nas primeiras aulas do curso de jornalismo, os professores ensinam que devemos informar sempre a verdade. Invenção é com o curso de Letras.

Pronto, agora vamos com o babado! Adoro.

Na noite de ontem recebi um e-mail informando que o cantor Wesley Safadão estava solteiro. A mensagem foi enviada pelo assessor dele, Raphael Acioli. Apesar da notícia ser uma bosta não ter tanta importância para mim, fiz o meu dever e informei pelo twitter que o cantor cabeludo não estava mais casado.
Eis aqui um print do e-mail que foi enviado para mim e para um monte de gente (vou utilizar o que chegou para o pessoal da Folha de Pernambuco porque o meu já apaguei).


Informei tirando onda, do meu jeito como vocês conhecem e me dei por satisfeito. O cara tá solteiro e tal... o lance da Yoko Ono é outra bosta é engraçado, o nome do filho deles é tosco diferente... só tuitei e segui a vida. Ainda bem que não coloquei no blog, porque logo depois olha o que o Raphael Acioli colocou no twitter dele:

Confiram os horários de envio do e-mail e do tweet

COMO A NOTÍCIA PODE SER FALSA SE VOCÊ MESMO MANDOU O RELEASE, PEQUENO GAFANHOTO? TÁ TIRANDO ONDA COM A CARA DA GENTE, É? Por ser o assessor do cara, todo mundo confiou no que você enviou e jogou no ar. Afinal, para quê esperar o cara se pronunciar se ele tem um assessor de imprensa para isso? OU você tá doido OU quis trollar a imprensa, chamando a galera de sensacionalista.

Eu acho o seguinte: "plantar" notinhas tudo bem, mas chegar a esse ponto só para ter um espacinho nas colunas sociais aí já é demais. O pior foi desmentir a informação jogando para nós, a autoria da inverdade. Ah, vá...

Ele ainda tentou desfazer a merda se redimir ligando para as redações e informando que o e-mail foi enviado de forma errada, que havia copiado da internet (mesmo sem o Google registrar nada sobre esse texto) e que o material seria enviado à equipe do cantor para que fosse bolada uma estratégia de resposta ao boato. O próprio Wesley havia ligado para ele e dito que era tudo mentira, estando, inclusive, em casa com a esposa.

Na certa deve ter levado um sonoro esporro.

Não conheço o cara mas fiquei puto com essa postura. A partir de agora ninguém vai mais confiar nos releases dessa bandinha de forró/lambada/batida sem noção que lotam nossas caixas de entrada. Qual a segurança que vamos ter? Eu respeito os meus leitores e não estou aqui para faltar com a verdade (só para brincar, tirar onda, divertir e comer sanduíche de presunto). Pelo jeito, a partir de agora para sabermos das novidades sobre a banda teremos que esperar o próprio Wesley se pronunciar.

E quando um jornalista perde credibilidade, amigo, melhor escolher logo outra carreira, pq né?

Um comentário:

  1. Pois é, quando um jornalista perde a credibilidade acabou. Mas eu acho que ele quis fazer rolar o burburinho no underground, acompanhe comigo mero estagiário: Ele mandara um e-mail pros jornalistas, todos noticiavam, ao maior estilo Fabiola Reipert, Safadão vinha em público dizer que não se separou, e assim aumentaria o IBOPE da banda. Bom, eu sei de várias celebrities e grupinhos que usam ou já usaram desse artifício pra se promover, mas essa desse Raphael aí foi totalmente fail, desastrosa!

    ResponderExcluir