sábado, 18 de fevereiro de 2012

Carnaval do Recife: homenagem a São Pedro

Marco Zero não estava tãããão lotado... mas valeu!

Foi água. Muita. Muita mesmo. O Marco Zero se encheu de sombrinhas não as de frevo para o público poder acompanhar a abertura do carnaval do Recife.

A festa que tinha tudo para ser de arromba ficou devendo um pouco. Mas tudo bem, não foi culpa da organização. São Pedro tirou onda e mandou abrir todas as torneiras de fevereiro na sexta de carnaval. Tinha até embarcação estranha chegando no Porto do Recife.

Como não sou besta, ao chegar depois de duas horas esperando um táxi corri pra Central do Carnaval. Espaço bem legal, mas ainda pequeno para o tamanho da festa que é o carnaval do Recife. Tem que chegar cedo se quiser pegar uma cadeira.

Vi a queima de fogos que marca a abertura do carnaval enquanto procurava um lugar para ficar na central. Foram uns 12 minutos de show que levou muita gente a questionar: será que são os fogos que deixaram de soltar no Réveillon de Boa Viagem?

Tava sozinho (mais uma vez), o que facilitou na hora de achar lugar para sentar. Acomodado, comi uma pizza básica, tomei o bom e velho suco de cevada e fui dar um rolé pela central. Prefeitura, vocês estão de parabéns! Lindo o espaço!

Massssss... precisam se ligar na segurança. A área VIP, só para convidados, falhou na liberação da entrada para o pessoal. A regra diz que é preciso ter pulseirinha para garantir o acesso. Mas eu entrei sem pulseirinha. E aí? E aí, mano? E aí? Mérito meu ou falha da segurança? Acho que as duas coisas.

Assim que entrei bateu um arrependimento danado. POR QUE, FROM HELL, EU GASTEI 15 CONTOS NO LANCHE SE AGORA TENHO TUDO DO BOM E DO MELHOR DE GRAÇAAAA??? Ódio!

Não quis saber e empurrei o pé com tudo. Tinha escondidinho de charque, crepe, tapioca salgada que só a gota, água de coco, uísque de rykoh, cerveja à vonts... tudo no buffet da Porto Fino. O local tinha até espaço de maquiagem para as madames darem um retoque no visual.

O camarote estava repleto de autoridades. Vi o governador Dudu e uma reca de puxa saco, o prefeito João da Costa, uns deputados que não conheço. Só gente chata.

Durante o show de Naná Vasconcelos e uma cantora africana famosa que não decorei o nome, chegaram algumas estrelas no espaço VIP. A atriz pernambucana Gisele Tigre (muito bonita, quero casar com ela) deu as caras por lá. Acompanhada de uma parente, acho, tava meio por fora do ambiente.

Gisele à procura de amigas: "cadê a Luciana?"

O cantor e compositor Gabriel, O Pensador também apareceu. Eu cheguei pertinho dele pra tirar uma foto e notei uma coisa: o cabelo dele tava sujo. Eca!

Gabriel pensa em uma estratégia para João, que dá as Costas

Mas, como todo mundo sabe, festa de gente famosa é um pé no saco. Ninguém fica bebo, ninguém agarra ninguém e raramente tem barraco. Só cocotagem. Resolvi sair dessa morgação e me juntar a plebe lá em baixo.

Me ferrei (ou "Ferrei-me", para os gramáticos de plantão).

Assim que eu desci a chuva comeu no centro. Deveria ter ficado no quentinho do camarote mesmo. Mas, é como diz o ditado: se está na chuva, dance o frevo. Me juntei aos foliões e me joguei ao som do Maestro Forró e suas loucuras populares na Bomba do Hemetério.

Tava tentando manter a empolgação, mas São Pedro realmente não estava de bom humor. Mandou um dilúvio para o Recife. Desisti de ficar levando chuva e vento frio quando começou a homenagem a Alceu Valença. Minha noite estava indo por água abaixo, literalmente.

Ficou pior quando subiram ao palco Karina Buhr, Criolo e Lirinha. Os shows mais fracos da noite. Legal foi ver Pitty incendiando mais uma vez e Ney Matogrosso sempre competente. Se garantiram!

Após muita luta consegui entrar na parte de trás do palco - usando o velho truque do celular no ouvido para driblar a segurança - e encontrei um local protegido da chuva. 

A galera estava molhada. E não era suor.

Toda molhadinha no carnaval

Quando pensava em ir embora, o grande homenageado da noite subiu ao palco. Alceu Valença cantou em dueto com Otto e com o público. Delírio total.

Aproveitei o show dele todo (mesmo na chuva) e só saí do Marco Zero quando terminou tudo. Nem lembro a hora, mas pela cara de cansaço da taxista que me trouxe de volta, era tarde já.

E neste sábado tem mais! Vamo que vamo que o carnaval só começou e a gripe tá doidinha aqui querendo me pegar, mas eu não deixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário