quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

30 anos de axé. Vamos relembrar?

Um dos ritmos mais brasileiros (e um dos mais exportados pelo nosso país) completa netsa quarta-feira 30 anos. O Axé Music surgido na Bahia, maduro e quase um coroa, não cansa de se reinventar e lança a cada ano uma nova moda, uma nova música, um novo ídolo e um novo estilo. Talvez seja por isso que chega a idade adulta com oxigênio suficiente para se manter em alta por um bom tempo.

Vamos aqui lembrar os dez nomes que fizeram parte desta história e ajudaram a construir a estética do Axé. Vão faltar nomes e músicas, mas penso que estas são as mais representativas.

"Nossa, que texto sério, Estagiário... nem parece que é tu falando." Pô, tenho que dar gaitada o tempo todo é? Vamos à lista definitiva!

1 - Luiz Caldas - Fricote

Foi quem iniciou tudo. A música lançada em 4 de fevereiro de 1985 marca o nascimento do Axé Music.


2 - Sarajane - A roda


O primeiro hit nacional do axé veio com Sarajane e sua "rodinha". Até hoje dá para dançar, cantar e cair na gargalhada com a música.


3 - Banda Mel - E lá vou eu

A batida que caracterizou o ritmo no final dos anos 80 e boa parte dos anos 90 nasceu aí.


4 - É o tchan - Segura o tchan


A fórmula que repaginou o axé: menos percussão, mais metais, coreografias sensuais, letras apelativas, refrão chiclete e a bunda de Carla Perez. Não tinha como dar errado. Sucesso estrondoso.


5 - Olodum - Requebra


Na contra-mão do É o Tchan (na época Gera Samba) o Olodum usava a percussão a todo vapor. O movimento das ruas de Salvador ganhou os palcos da cidade e dos principais programas de auditório nacionais.


6 - Armandinho - Chame gente


Antes de Luiz Caldas, Armandinho já causou um rebuliço com o trio elétrico e a guitarra baiana. Para muitos, é considera o pai do axé e a música "Chame Gente" é o hino do carnaval baiano.


7 - Daniela Mercury - O canto da cidade


Daniela foi a primeira a fazer uma música baiana que vai além da Bahia. Deu pra entender? Bom, basta dizer que ela foi uma das artistas mais tocadas no sul e sudeste do país no início dos anos 90.


8 - Araketu - É bom demais


"O Araketu quando toca deixa todo mundo pulando que nem pipoca" é um dos refrões mais verdadeiros da música brasileira. Tatau e companhia aliaram boa música com balanço, swing e suavidade.


9 - Ivete Sangalo - Sorte grande

Ivete saiu da Banda Eva por um motivo simples: ela era bem maior que o grupo. Iniciou a linhagem das cantoras bem sucedidas e multinacionais. Além disso, ainda emplacou o hit Sorte Grande, tema da Seleção de Futebol Pentacampeã em 2002.


10 - Chiclete com Banana - Diga que valeu

Nenhuma lista é completa se não tem Chiclete com Banana. Tudo bem que Bell Marques fez algumas besteiras com o grupo, mas a parte artística do Chiclete é relevante demais para ser encoberta por erros administrativos. Ainda vendem bastante e conseguem se manter ativos mesmo sem tanto espaço na mídia.


Faltaram nomes? Claro. Não se fala em axé music sem citar Timbalada, Asa de Águia, Banda Beijo, Cheiro de Amor e os recentes Parangolé e Psirico. Todos tem uma fatia nesse bolo da história musical. Mas acho que deu pra resumir bem, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário