segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O fim da JC News

Pois é, galera, mais uma notícia que eu não gostaria de dar. A rádio JC News, que integra o Sistema JC de Comunicação, deixará de existir ainda este ano. Eu disse que era bomba! A emissora, que foi lançada no dia 1º de setembro de 2013, chegou com a proposta de ser a primeira no estilo All News (trazendo notícias por 24 horas) feita em um estado nordestino por profissionais da região e tinha como principal concorrente a CBN Recife.

A JC News vai sumindo, sumindo...


O empreendimento deve ser um dos poucos insucessos do empresário João Carlos Paes Mendonça (meu eterno Painho, a bença!), acostumado com bons ventos em qualquer área em que concentra esforços, seja na comunicação ou no comércio varejista.

Dessa vez, o tiro não acertou o alvo. Ficou longe disso.

Em vários horários a JC News amargava o que se chama de "traço" na audiência - ou seja, quase nenhum aparelho de rádio estava sintonizado nela. Além da baixa audiência, o elevado custo para manter uma equipe de ponta e a briga cada vez mais feroz travada com a CBN por anunciantes inviabilizou o equilíbrio da empresa.

Muita gente perde, de todos os lados. O mercado deixa de aproveitar um veículo com potencial de penetração nas classes A/B; o público perde uma opção de radiojornalismo de qualidade e os profissionais da comunicação perdem o emprego.

Fala-se que pelo menos 20 jornalistas e radialistas devem ser demitidos. O último dia da JC News será o 30 de novembro, exatamente um ano e dois meses após sua estreia no dial 90,3 FM.

No seu lugar, será retransmitida a programação da Rádio Jornal. A emissora-mãe do SJCC também deve absorver alguns profissionais da JC News.

7 comentários:

  1. RIP JCNEWS.
    A megalomania, junto com a resposta dada com a ira figadal, resultaram no insucesso. Não havia mercado para a CBN e a finada. E quando o povo do SJCC soube que Paulo Fernandes Neto ia sair e levar a grife CBN pra outro prefixo, se arretaram, bateram na mesa e decidiram NA TÓRA fazer a finada. Sem planejamento. E é bom lembrar que no SJCC, quem completa 65 anos, voa.

    ResponderExcluir
  2. Paulo Fernandes Neto, que está perto de completar 65 anos, idade da aposentadoria compulsória na rua do Lima, deve estar rindo. Simplesmente porque foi descartado, após recuperar a audiência da Rádio Jornal, mantendo-a na liderança absoluta por cerca de 20 anos. Pelo visto, o sistema começa a ser facciolado, ou melhor, fatiado, com tendência a se esvair.

    ResponderExcluir
  3. Como é medida a audiência, de rádios e tvs no Recife, tem um site onde pode ver?
    Vai ter rádio Band News no Recife?
    E as novas sedes da Tv Tribuna e Globo Nordeste?

    ResponderExcluir
  4. Quero a BandNews em 90,3!

    ResponderExcluir
  5. pelo menos agora tiveram uma ideia sensata de reproduzir a radio jornal tb em fm,já que dão tanto destaque a ela,vamos ver se ela ganha,e eu acho essa emissora MUITO RUIM ela tem a mesma coisa que fizerAM a antiga cbn a Jornaldepedencia, principalmente na equipe esportiva,transmitindo o futebol,a equipe é boa,mas falta investimento,poderia pegar a voz padrão da jc news e gravar as vinhetas do futebol,ou se não finalmente retransmitir a programação da Jovem pam am de são paulo onde o sistema jornal do comercio tem afiliação,e depois principalmente de aldo vilela do SJCC para o sistema globo de radio recife,vejo que ela ficou ainda mais perdida.

    ResponderExcluir
  6. Engraçado argumentarem a audiência baixa. Eu deixei de escutar a CBN para escutar a JC News e sei de muita gente que fez o mesmo. Sempre via taxistas e pessoas nos estabelecimentos escutando. Escutava sempre ao me deslocar de carro e considerava uma ótima radio no mesmo formato da CBN com enfoque local. Lamentável esta decisão ao qual me faz retornar a CBN.

    ResponderExcluir
  7. Lamento muito o encerramento das atividades da JCNEWS. Gostava de alternar com a CBN, e também apreciava o enfoque local. Também questiono a baixa audiência, pode ter sido mesmo o alto custo de mantê-la.

    ResponderExcluir