terça-feira, 18 de junho de 2013

Pense e mude antes de protestar


Antes de sair pelas ruas de qualquer outra cidade brasileira empunhando cartazes, pense um pouco na sua motivação. Você pode estar irado com a péssima qualidade do nosso transporte público, sem paciência para absurdos como a "cura gay", revoltado com o gasto de bilhões de reais para a construção de estádios, enojado da classe política atual, abismado com o oportunismo de gente que quer se aproveitar da situação, indignado com a a intolerância e aflito com a falta de segurança, mas antes de sair às ruas com gritos de guerra, pense na sua motivação.

Pense e saia de casa com um objetivo específico. Abra a boca e grite para que todos ouçam seu protesto. Se ninguém ouvir, grite novamente e quantas vezes forem necessárias até que seu clamor cause efeito. Proteste, é um direito seu conquistado com muita luta e faça esse direito valer. Mas antes de gritar, de espernear e xingar aqueles que comandam seu país, pense no que levou você a estar ali.

Com um pouco de esforço, você vai notar que o protesto é contra você mesmo. Você, cidadão brasileiro, é o alvo do seu protesto. Ao tomar conta das ruas, vai brigar contra você mesmo. Não foi o ônibus ruim, o tomate caro, o reajuste na passagem ou a falta de segurança que jogou a pátria amada e idolatrada na latrina. Foi você, ao passar um cheque em branco para qualquer um.

Quem fura a fila no supermercado, paga propina para não levar multa, inventa atestado médico para não trabalhar, vende o voto, finge dormir no ônibus para não dar lugar ao idoso, joga lixo nas ruas e nem dá bom dia para o gari é tão corrupto e egoísta quanto nossos políticos.

No fim das contas, foi você, cidadão brasileiro corrupto, que deu o comando do seu destino (com ambiguidade, por favor) aos responsáveis pela situação que nos encontramos. .

Quando protestar, vai se olhar no espelho e atirar pedras em você mesmo. Ao chegar no meio do manifesto, avalie se merece estar ali. Se sim, vá em frente e lute. Se não, reflita e guarde seu grito para outubro do ano que vem.

O Brasil só muda quando mudarmos os brasileiros.


2 comentários:

  1. Concordo 100% com você cara... O político é uma amostra dessa população suja e corrupta

    ResponderExcluir
  2. Putz, concordo 1000% contigo. Desde do "Fora Collor" que o gigante acordou e continuamos elegendo Sarney, Maluf e pasmem até o próprio Collor. Então vamos reclamar de que?

    ResponderExcluir